sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Estado Islâmico divulga vídeo de execução de membros de uma tribo sunita

A organização extremista Estado Islâmico (EI) divulgou hoje um vídeo da execução de quatro membros de uma tribo sunita na região de Tikrit, onde acontece uma grande ofensiva do exército iraquiano, acusando-os de colaborar com o Governo.

Arredores de Tikrit, onde decorre uma ofensiva do exército iraquiano contra os jihadistas.

Arredores de Tikrit, onde decorre uma ofensiva do exército iraquiano contra os jihadistas.

© Ahmed Saad / Reuters

Os radicais muçulmanos do EI controlam desde o mês de junho a cidade de Tikrit, um bastião dos radicais ao norte de Bagdad que dezenas de milhares de soldados iraquianos tentam hoje recuperar. 

No vídeo, divulgado por contas de Twitter favoráveis ao EI, os quatro homens são descritos como integrantes de uma tribo batizada com o mesmo nome de uma vila situada ao norte de Tikrit.

"Execução de uma célula Sahwa (do grupo anti-jihadista) de al-Alam", lia-se num cartaz pouco antes de um homem, com a cara coberta, atirar contra as nucas dos quatro homens.

Em dezembro, o EI divulgou fotos a mostrar a execução de 13 membros supostamente da mesma tribo.

Segundo fontes militares, vários grupos de combatentes de tribos sunitas opositoras aos radicais tomam parte da ofensiva do exército iraquiano para libertar Tikrit, ao lado de unidades da polícia, e milícias e de voluntários xiitas.

No domingo, o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, anunciou que estava em marcha uma operação e apelou aos habitantes de Tikrit que se revoltassem contra o Estado Islâmico.



Lusa
  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.