sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Estado Islâmico divulga vídeo de execução de membros de uma tribo sunita

A organização extremista Estado Islâmico (EI) divulgou hoje um vídeo da execução de quatro membros de uma tribo sunita na região de Tikrit, onde acontece uma grande ofensiva do exército iraquiano, acusando-os de colaborar com o Governo.

Arredores de Tikrit, onde decorre uma ofensiva do exército iraquiano contra os jihadistas.

Arredores de Tikrit, onde decorre uma ofensiva do exército iraquiano contra os jihadistas.

© Ahmed Saad / Reuters

Os radicais muçulmanos do EI controlam desde o mês de junho a cidade de Tikrit, um bastião dos radicais ao norte de Bagdad que dezenas de milhares de soldados iraquianos tentam hoje recuperar. 

No vídeo, divulgado por contas de Twitter favoráveis ao EI, os quatro homens são descritos como integrantes de uma tribo batizada com o mesmo nome de uma vila situada ao norte de Tikrit.

"Execução de uma célula Sahwa (do grupo anti-jihadista) de al-Alam", lia-se num cartaz pouco antes de um homem, com a cara coberta, atirar contra as nucas dos quatro homens.

Em dezembro, o EI divulgou fotos a mostrar a execução de 13 membros supostamente da mesma tribo.

Segundo fontes militares, vários grupos de combatentes de tribos sunitas opositoras aos radicais tomam parte da ofensiva do exército iraquiano para libertar Tikrit, ao lado de unidades da polícia, e milícias e de voluntários xiitas.

No domingo, o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, anunciou que estava em marcha uma operação e apelou aos habitantes de Tikrit que se revoltassem contra o Estado Islâmico.



Lusa
  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.