sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Austrália deteve dois adolescentes que queriam juntar-se ao Estado Islâmico

As autoridades australianas detiveram dois adolescentes que, alegadamente, pretendiam viajar para o Médio Oriente para se juntarem às fileiras do Estado islâmico, revelou hoje a imprensa local.

Os dois jovens, irmãos de 16 e 17 anos, foram interceptados aos serem considerados suspeitos por responsáveis das fronteiras australianas na sexta-feira, no aeroporto de Sydney. (Reuters/ Arquivo)

Os dois jovens, irmãos de 16 e 17 anos, foram interceptados aos serem considerados suspeitos por responsáveis das fronteiras australianas na sexta-feira, no aeroporto de Sydney. (Reuters/ Arquivo)

© David Gray / Reuters

Os dois jovens, irmãos de 16 e 17 anos, foram interceptados aos serem considerados suspeitos por responsáveis das fronteiras australianas na sexta-feira no aeroporto de Sydney, disse hoje Peter Dutton, ministro da Imigração

"São crianças, não assassinos (...) Não se pode permitir que sigam para o estrangeiro combater e regressem com pensamentos radicais", disse o ministro ao canal ABC.

O governante disse que os familiares dos dois jovens ficaram "surpreendidos" ao ficarem a conhecer o plano dos dois jovens.

"Em muitos casos, gente jovem que pretende combater em locais como a Síria acabaam mortos para tragédia das famílias, comunidades e país", acrescentou.

As autoridades australianas acreditam que 110 cidadãos tenham saído do país para se juntarem ao Estado Islâmico no Iraque e na Síria e cerca de duas dezenas já terão sido mortos em combate.

Outros 400 australianos são vigiados atentamente pelas forças de segurança do país.

"Sabemos que há outras pessoas tentadas a fazer coisas estúpidas, como estes dois jovens", disse o primeiro-ministro Tony Abbott.


Lusa
  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.