sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Amã substitui farda de trabalhadores da limpeza por recordarem reféns do Estado Islâmico

A cidade de Amã decidiu alterar a cor dos uniformes dos trabalhadores dos serviços de limpeza por recordarem os detidos na posse do grupo Estado Islâmico (EI) que surgem com uma fato-macaco cor de laranja, como o piloto jordano queimado vivo pelos 'jihadistas'. 

© Reuters TV / Reuters

"A partir de 20 de março, o novo uniforme dos trabalhadores dos serviços de higiene será de cor turquesa", indicaram em comunicado responsável da câmara municipal da capital da Jordânia. 

Esta decisão foi tomada em resposta aos insistentes pedidos "dos habitantes e também do irmão do mártir Maaz al-Kassasbeh [o piloto jordano executado pelo EI], porque a cor laranja era associada às práticas terroristas do Daech [um acrónimo do EI em árabe] ".

Segundo o comunicado, a cor turquesa foi escolhida após uma sondagem à população na página da cidade colocada na internet e através das redes sociais, em que eram sugeridas oito cores. A cor selecionada foi associada a esta trabalho específico, às condições climáticas e à segurança pública. 

Os serviços de limpeza contam com mais de 6.000 funcionários em Amã, referiram ainda os responsáveis da cidade. 

O EI, que controla diversas regiões do Iraque e da Síria, difundiu diversos registos vídeo que demonstram a decapitação de reféns onde os "condenados" envergam um fato-macaco laranja que recorda os prisioneiros de Guantánamo. 


Lusa
  • Buscas no Benfica, P. Ferreira, V. Setúbal e Desportivo das Aves

    Desporto

    A Polícia Judiciária do Porto está a fazer buscas à SAD do Benfica, no Estádio da Luz, e ainda ao Paços de Ferreira, Desportivo das Aves e Vitória de Setúbal. Em causa estão alegados crimes de corrupção desportiva e fraude fiscal. O clube da Luz já reagiu em comunicado.

    Em atualização

  • Sousa Cintra e Comissão de Gestão analisam futuro do Sporting
    2:37

    Crise no Sporting

    Sousa Cintra reuniu-se hoje com a Comissão de Gestão para analisar o que fazer no Sporting, depois da tomada de posição de Bruno de Carvalho. O presidente que foi destituído do cargo na Assembleia Geral de sábado, depois de dizer que se ia afastar, deixou depois a garantia de que vai impugnar a reunião magna do clube e vai a eleições.

  • Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas
    2:23

    País

    A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Gato reencontra dono 10 anos depois de ter desaparecido

    Mundo

    A Blue Cross recolheu no mês passado um gato que tinha sido dado como desaparecido em 2008, num altura em que o dono Mark Salisbury residia em Ipswich, Suffolk, no Reino Unido. Graças ao microchip de Harry, a associação britânica que se dedica à proteção animal, conseguiu localizar Salisbury, que agora vive em Gloucestershire.