sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Estado Islâmico usa bombas com gás de cloro, afirmam fontes iraquianas

As autoridades iraquianas revelaram imagens à cadeia britânica BBC que mostram que o Estado Islâmico (EI) está a usar gás de cloro em bombas usadas em ataques junto a  vias rodoviárias. As explosões causadas por este tipo de bombas libertam um fumo cor de laranja e, de acordo com especialistas, servem principalmente para causar o medo e o pânico.

bbc.com

O Governo de Bagdade assegura que pequenas quantidades deste produto químico foram usadas em bombas que foram colocadas em estradas secundárias com o intuito de intimidar as forças iraquianas que combatem os jihadistas em Tikrit.

 

Vários relatórios já tinham indicado que o EI está, desde o ano passado, a desenvolver bombas com gás de cloro. Uma estratégia que fontes oficiais iraquianas garantem ser confirmada pelas imagens que possuem.

 

O Conselho de Segurança da ONU adotou uma resolução, no passado dia 6, a condenar a utilização do gás de cloro como arma química no conflito sírio, sem nomear os culpados.

  • CGTP espera milhares na 1ª manifestação nacional do ano
    1:49

    País

    A CGTP-IN conta ter "dezenas de milhares de trabalhadores" de todo o país e setores de atividade na primeira manifestação nacional do ano, marcada para esta tarde, em Lisboa, em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.Estão previstas centenas de autocarros e quatro comboios especiais, um de Braga e três do Porto, para transportar os manifestantes para a capital.De Coimbra saíram 13 autocarros, com cerca de 700 trabalhadores, de setores diferentes para exigir ao governo reposição de direitos perdidos.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.