sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Estado Islâmico usa bombas com gás de cloro, afirmam fontes iraquianas

As autoridades iraquianas revelaram imagens à cadeia britânica BBC que mostram que o Estado Islâmico (EI) está a usar gás de cloro em bombas usadas em ataques junto a  vias rodoviárias. As explosões causadas por este tipo de bombas libertam um fumo cor de laranja e, de acordo com especialistas, servem principalmente para causar o medo e o pânico.

bbc.com

O Governo de Bagdade assegura que pequenas quantidades deste produto químico foram usadas em bombas que foram colocadas em estradas secundárias com o intuito de intimidar as forças iraquianas que combatem os jihadistas em Tikrit.

 

Vários relatórios já tinham indicado que o EI está, desde o ano passado, a desenvolver bombas com gás de cloro. Uma estratégia que fontes oficiais iraquianas garantem ser confirmada pelas imagens que possuem.

 

O Conselho de Segurança da ONU adotou uma resolução, no passado dia 6, a condenar a utilização do gás de cloro como arma química no conflito sírio, sem nomear os culpados.

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.