sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Estado Islâmico usa bombas com gás de cloro, afirmam fontes iraquianas

As autoridades iraquianas revelaram imagens à cadeia britânica BBC que mostram que o Estado Islâmico (EI) está a usar gás de cloro em bombas usadas em ataques junto a  vias rodoviárias. As explosões causadas por este tipo de bombas libertam um fumo cor de laranja e, de acordo com especialistas, servem principalmente para causar o medo e o pânico.

bbc.com

O Governo de Bagdade assegura que pequenas quantidades deste produto químico foram usadas em bombas que foram colocadas em estradas secundárias com o intuito de intimidar as forças iraquianas que combatem os jihadistas em Tikrit.

 

Vários relatórios já tinham indicado que o EI está, desde o ano passado, a desenvolver bombas com gás de cloro. Uma estratégia que fontes oficiais iraquianas garantem ser confirmada pelas imagens que possuem.

 

O Conselho de Segurança da ONU adotou uma resolução, no passado dia 6, a condenar a utilização do gás de cloro como arma química no conflito sírio, sem nomear os culpados.

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14