sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Detidos oito presumíveis jihadistas em Espanha

Oito presumíveis membros de uma célula jihadista foram detidos, esta madrugada, numa operação antiterrorismo em Espanha, revelou o Ministério do Interior.

Arquivo reuters

Os detidos incitavam a prática de atos terroristas em Espanha seguindo o 'modus operandi' de atentados cometidos em outros países, segundo indicou o ministério em comunicado.

Também selecionavam candidatos para enviar para a Síria e para o Iraque, através de contactos proporcionados pelas suas ligações com a organização terrorista matriz.

Os oito detidos são espanhóis, dos quais cinco de origem marroquina, segundo indicaram fontes da investigação à agência noticiosa espanhola Efe.

A maioria das detenções (seis) teve lugar na Catalunha, enquanto as restantes duas foram levadas a cabo nas províncias de Ciudad Real e Ávila.

A operação ainda não terminou, segundo as autoridades.




Lusa
  • Da Al-Qaeda do Iraque ao Daesh

    Daesh

    Daesh é a mais recente denominação de um grupo radical islâmico (sunita) que pretende instituir um califado – um Estado dirigido por um único poder político e religioso regulamentado pela lei islâmica, a Sharia. Ainda limitado ao território conquistado à Síria e ao norte e oeste do Iraque, promete expandir-se e “quebrar as fronteiras” da Jordânia e do Líbano e “libertar” a Palestina. É liderado por Ibrahim Awad Ibrahim Ali al-Badri al-Samarrai, conhecido como Abu Bakr al-Baghdadi, desde 2010, altura em que se chamava Al-Qaeda do Iraque e depois Estado Islâmico do Iraque. Em abril de 2013 o nome do grupo foi alterado para Daesh - Estado Islâmico do Iraque e Levante (ISIL em português, ISIS em inglês), quando agrupou a Al-Qaeda do Iraque e um ramo dissidente do grupo sírio Frente al-Nusra, constituído para combater o Presidente sírio Bashar al-Assad. A designação Estado Islâmico é anunciada em Junho de 2014 com a instituição do autodenominado califado e al-Baghdadi é proclamado califa Ibrahim.

  • A menina síria que relata a guerra no Twitter está bem, diz o pai

    Mundo

    Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que conta no Twitter a luta pela sobrevivência e os horrores da guerra em Alepo, teve de abandonar a sua casa que foi bombardeada mas está bem, disse hoje o seu pai à Agência France Press. A conta esteve fechada domingo, mas foi entretanto reativada e tem hoje uma nova publicação de Bana.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.