sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Brasileiro acusado de ligação ao "Estado Islâmico" em prisão preventiva pelo menos um ano

O brasileiro Kaique Luan Ribeiro Guimarães, acusado de ligação com o grupo terrorista "Estado Islâmico" (EI), ficará em prisão preventiva em Espanha pelo menos um ano até ser levado a julgamento, divulgou esta quarta-feira a imprensa brasileira. 

O jovem brasileiro foi preso na Bulgária, em dezembro, pela Interpol, tendo sido posteriormente extraditado em janeiro para Espanha. (Arquivo)

O jovem brasileiro foi preso na Bulgária, em dezembro, pela Interpol, tendo sido posteriormente extraditado em janeiro para Espanha. (Arquivo)

© Hamad I Mohammed / Reuters

Esta previsão foi feita pelo responsável da acusação contra o jovem brasileiro, o procurador chefe da Audiência Nacional de Espanha, Javier Zaragoza, numa entrevista ao jornal Folha de São Paulo, realizada na terça-feira.

O jovem brasileiro foi preso na Bulgária, em dezembro, pela Interpol, tendo sido posteriormente extraditado em janeiro para Espanha.

Kaique Guimarães viajava de carro para a Síria, onde se uniria às frentes de batalha do EI, segundo a polícia da Catalunha, que manteve o jovem brasileiro sob investigação durante mais de seis meses.

Kaique Luan Ribeiro Guimarães, de 18 anos, responderá pelo crime de associação a organização terrorista perante a Audiência Nacional e poderá ser condenado até 12 anos de prisão.

O jovem está a ser mantido em prisão preventiva, sem direito à fiança, num complexo penitenciário na região de Castela e Leão.

Segundo a procuradoria espanhola, o brasileiro nega que tenha tido qualquer contacto com o Estado Islâmico.

Guimarães - que se converteu ao islamismo em Espanha, onde a sua família mora desde 2006 - alegou que viajava a turismo com dois amigos, que também estão presos.
Lusa
  • Grupo armado mata 26 cristãos no Egipto
    1:03
  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • Oliveira Costa "era incompetente para todos os lugares em que eu o vi"
    3:12
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    O caso BPN esteve em destaque no programa Quadratura do Circulo desta quinta-feira. Pacheco Pereira relembrou que os maiores prejuízos são posteriores à nacionalização e responsabiliza José Sócrates. O Jorge Coelho disse que se fez justiça e que é uma prova que o Estado de direito português está a funcionar. Lobo Xavier garantiu também que Oliveira Costa era incompetente por natureza.

  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28

    País

    O Presidente da República promete voltar ao Luxemburgo até ao final do ano, se houver mais 10 mil portugueses recenseados até julho. Marcelo Rebelo de Sousa participou esta quinta-feira na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, que todos os anos recebe milhares de emigrantes portugueses.

    Enviados SIC

  • Álcool é "de longe" a droga mais consumida pelos portugueses

    País

    O álcool é, "de longe", a substância mais consumida pelos portugueses que responderam ao maior inquérito `online` sobre consumo de drogas, com mais de 14% dos homens a descreveram padrões considerados problemáticos, segundo os resultados hoje divulgados.