sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Turquia detém 19 suspeitos de quererem juntar-se ao "Estado Islâmico"

As autoridades da província turca de Gaziantep, que faz fronteira com a Síria, detiveram nos últimos dois meses 19 estrangeiros, sob suspeita de quererem cruzar a fronteira ilegalmente para se juntarem às fileiras do Estado Islâmico.

A informação foi avançada no 'site' da administração da província, numa nota assinada pelo governador, Ali Yerlikaya, e revela que quinta-feira foram detidos dois cidadãos russos e um do Quirguistão, assim como um francês cujo nome figura numa lista de pessoas a quem a Turquia interditou a entrada no país. (Arquivo)

A informação foi avançada no 'site' da administração da província, numa nota assinada pelo governador, Ali Yerlikaya, e revela que quinta-feira foram detidos dois cidadãos russos e um do Quirguistão, assim como um francês cujo nome figura numa lista de pessoas a quem a Turquia interditou a entrada no país. (Arquivo)

© Osman Orsal / Reuters

A informação foi avançada no 'site' da administração da província, numa nota assinada pelo governador, Ali Yerlikaya, e revela que quinta-feira foram detidos dois cidadãos russos e um do Quirguistão, assim como um francês cujo nome figura numa lista de pessoas a quem a Turquia interditou a entrada no país.

A lista em causa, que contém cerca de 12.500 nomes, é elaborada mediante uma colaboração dos serviços secretos da Europa, de acordo com o ministro turco dos Assuntos Europeus, Volkan Bozkir, e inclui o nome de suspeitos de querer unir-se aos 'jihadistas'.

Na quarta-feira, a polícia de Gaziantep deteve, sob a mesma suspeita, dois cidadãos líbios, também prestes a cruzar a fronteira ilegalmente.

Todos foram entregues à Polícia de Estrangeiros para ser deportados para os seus países de origem.

A mesma decisão foi tomada em relação a 13 indonésios detidos na mesma província a 29 de janeiro, mas como uma mulher, detida junto com a família, estava grávida de 36 semanas, não podendo viajar, ficou no país até dar à luz.

Nas últimas semanas, tem aumentado o número de detenções de supostos combatentes estrangeiros que tentam juntar-se ao grupo extremista Estado Islâmico passando através da Turquia.

De acordo com dados fornecidos quinta-feira pelo ministro turco dos Assuntos Europeus, a Turquia já deportou por este motivo 1.500 cidadãos de países membros da União Europeia.
Lusa
  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lages
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twiiter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.