sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Estado Islâmico perde controlo de três importantes campos petrolíferos no Iraque

O grupo que se autodenomina Estado Islâmico, ou Daesh, perdeu o controlo de "pelo menos três importantes campos petrolíferos" no Iraque, o que lhe reduziu uma significativa fonte de rendimento, noticiou hoje um jornal alemão. 

© Thaier Al-Sudani / Reuters

Perante uma contraofensiva iraquiana, em larga escala, este grupo controla agora apenas um único campo petrolífero, adiantou o Sueddeutsche Zeitung na sua edição de hoje, citando o serviço de informações federal BND.

Expulso da estratégica cidade de Tikrit, no norte do Iraque, pelas forças de segurança iraquianas e milícias há uma semana - na que foi a maior vitória de Bagdade até agora, depois de perder vastas extensões do país em junho -, o grupo viu a sua capacidade de extração reduzida a "cinco por cento" da que chegou a ter, segundo o relatório do BND visto pelo Sueddeutsche Zeitung.

O diário adiantou que imagens de satélite permitem ver que o grupo incendiou dois destes três campos, o de Himrin e o de Ajil, quando constatou o avanço da contraofensiva. 

"No entender do BND, esta é a prova que o próprio grupo não acredita na rápida recaptura" do território agora perdido, adiantou o jornal. 

A capacidade de produção diária de petróleo do Daesh está agora reduzida à do campo Qayara, que é de dois mil barris por dia, de acordo com a espionagem alemã. 

Estes serviços de informações adiantaram no seu relatório que ao grupo falta também a capacidade técnica para explorar os campos petrolíferos, incluindo alguns na Síria, que controla. 

Agora, o grupo radical "dificilmente pode vender petróleo", acrescentou o jornal.

Não há números exatos sobre as finanças do grupo, mas as suas fontes de financiamento, para além das receitas do petróleo, também incluem o contrabando de antiguidades, a taxação de empresários e resgates em raptos.


Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.