sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Problema do Estado Islâmico só se resolve com a saída de Assad, defendem os EUA

A diplomacia norte-americana considera que o problema do Estado Islâmico na Síria e noutras zonas do Médio Oriente não pode ser solucionado até que o Presidente Bashar al-Assad deixe o poder, afirmou na terça-feira a embaixadora nas Nações Unidas.

Presidente da Síria, Bashar al-Assad (Reuters/ Arquivo)

Presidente da Síria, Bashar al-Assad (Reuters/ Arquivo)

© Sana Sana / Reuters

"A convicção íntima do Presidente [Barack] Obama é a de que não é possível lidar de forma duradoura com o problema do Estado Islâmico enquanto o o problema de Assad não for resolvido", disse Samantha Power, em entrevista ao canal de televisão PBS.

"Uma das razões por que os combatentes terroristas estrangeiros chegam à Síria é que eles querem combater Assad, querem livrar-se dos ataques com barris de explosivos e cloro. Não se podem separar as duas coisas", frisou a diplomata.

Os Estados Unidos, tal como a Grã-Bretanha e a França, acusam o Presidente Assad de utilizar cloro contra civis na Síria.

Lusa
  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.