sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Pelo menos 76 mortos e 45 feridos em ataques e confrontos no Iraque

Pelo menos 76 pessoas morreram e 45 outras ficaram feridas num ataque e confrontos entre as forças iraquianas, apoiadas pela aviação da coligação internacional, e membros do grupo autodenominado Estado Islâmico (EI), informaram fontes da segurança.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Stringer . / Reuters

Fonte policial na província de Saladino explicou à agência noticiosa Efe que sete soldados e milicianos xiitas partidários do Governo iraquiano morreram e dez ficaram feridos num ataque com um carro-bomba na zona de Al Fatha, a 40 quilómetros a norte de Tikrit, capital provincial.

O mesmo responsável indicou que os confrontos entre o exército, apoiado por uma milícia xiita, e os combatentes do grupo radical EI prosseguiam nos subúrbios da cidade petrolífera de Biyi, a 30 quilómetros a norte de Tikrit.

Indicou ainda que as forças governamentais controlam atualmente a maioria dos bairros da zona, dirigindo-se à refinaria estratégica de Biyi.

A mesma fonte explicou também que o exército iraquiano atacou hoje posições dos 'jihadistas' do EI na área de Alain, a oeste de Samarra, a 40 quilómetros a sul de Tikrit, matando 17 combatentes.

Por outro lado, uma fonte de segurança da província de Al Anbar, a oeste de Bagdade, afirmou que as forças da ordem, apoiadas por milícias xiitas, repeliram uma tentativa de assalto a um quartel militar pelo grupo extremista perto da cidade de Al Karma, a 35 quilómetros a oeste de Ramadi, a capital provincial.

Nessa operação, morreram 25 combatentes do EI e dois soldados, enquanto outros 20 membros do grupo radical e três militares ficaram feridos.

A mesma fonte acrescentou que seis soldados iraquianos morreram em confrontos com os radicais na povoação de Al Maamara, a sudeste de Faluya, a 45 quilómetros a oeste de Bagdade, sem que se conheçam, porém, dados sobre eventuais baixas nas fileiras do EI.

Não muito longe, quatro civis foram mortos e cinco feridos num bombardeamento com tanques contra a zona de Buhatem, a oeste de Faluya.

Onze soldados morreram num ataque de 'jihadistas' contra um quartel militar em Al Busadra, na zona de Al Karma; e quatro num ataque do EI contra um hospital a oeste de Faluya, base de várias unidades do exército. 

 

 

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.