sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Pelo menos 76 mortos e 45 feridos em ataques e confrontos no Iraque

Pelo menos 76 pessoas morreram e 45 outras ficaram feridas num ataque e confrontos entre as forças iraquianas, apoiadas pela aviação da coligação internacional, e membros do grupo autodenominado Estado Islâmico (EI), informaram fontes da segurança.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Stringer . / Reuters

Fonte policial na província de Saladino explicou à agência noticiosa Efe que sete soldados e milicianos xiitas partidários do Governo iraquiano morreram e dez ficaram feridos num ataque com um carro-bomba na zona de Al Fatha, a 40 quilómetros a norte de Tikrit, capital provincial.

O mesmo responsável indicou que os confrontos entre o exército, apoiado por uma milícia xiita, e os combatentes do grupo radical EI prosseguiam nos subúrbios da cidade petrolífera de Biyi, a 30 quilómetros a norte de Tikrit.

Indicou ainda que as forças governamentais controlam atualmente a maioria dos bairros da zona, dirigindo-se à refinaria estratégica de Biyi.

A mesma fonte explicou também que o exército iraquiano atacou hoje posições dos 'jihadistas' do EI na área de Alain, a oeste de Samarra, a 40 quilómetros a sul de Tikrit, matando 17 combatentes.

Por outro lado, uma fonte de segurança da província de Al Anbar, a oeste de Bagdade, afirmou que as forças da ordem, apoiadas por milícias xiitas, repeliram uma tentativa de assalto a um quartel militar pelo grupo extremista perto da cidade de Al Karma, a 35 quilómetros a oeste de Ramadi, a capital provincial.

Nessa operação, morreram 25 combatentes do EI e dois soldados, enquanto outros 20 membros do grupo radical e três militares ficaram feridos.

A mesma fonte acrescentou que seis soldados iraquianos morreram em confrontos com os radicais na povoação de Al Maamara, a sudeste de Faluya, a 45 quilómetros a oeste de Bagdade, sem que se conheçam, porém, dados sobre eventuais baixas nas fileiras do EI.

Não muito longe, quatro civis foram mortos e cinco feridos num bombardeamento com tanques contra a zona de Buhatem, a oeste de Faluya.

Onze soldados morreram num ataque de 'jihadistas' contra um quartel militar em Al Busadra, na zona de Al Karma; e quatro num ataque do EI contra um hospital a oeste de Faluya, base de várias unidades do exército. 

 

 

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC