sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Caça iraquiano bombardeia por engano zona de Bagdad, pelo menos sete mortos

Pelo menos sete pessoas morreram hoje e 11 ficaram feridas quando um avião do exército iraquiano bombardeou por engano uma zona residencial, na zona sudeste da capital do Iraque, Bagdad. 

© Ahmed Saad / Reuters

"Uma das bombas ficou presa devido a um problema técnico, e durante o regresso do avião à base caiu sobre três casas", disse o general Saad Maan, porta-voz dos serviços de segurança. 

O caça regressava de um ataque aéreo quando o acidente ocorreu, acrescentou. 

No ano passado, o Iraque recebeu caças "Sukhoi Su-25" russos e iranianos para combater o grupo extremista "Estado Islâmico" (EI), que domina grandes zonas do país. 

Os "Su-25", aparelhos de dois motores e um piloto, foram desenhados para missões de ataque no solo. A frota iraquiana é composta por aviões envelhecidos que desempenham missões recorrentes na batalha das forças iraquianas contra o EI. 

Os Estados Unidos concordaram vender ao Iraque 36 caças "F-16", mas até agora não entregaram nenhum. 

A primeira encomenda de caças foi enviada para o Arizona, onde decorrem os treinos dos pilotos iraquianos. 

Lusa

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.