sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Caça iraquiano bombardeia por engano zona de Bagdad, pelo menos sete mortos

Pelo menos sete pessoas morreram hoje e 11 ficaram feridas quando um avião do exército iraquiano bombardeou por engano uma zona residencial, na zona sudeste da capital do Iraque, Bagdad. 

© Ahmed Saad / Reuters

"Uma das bombas ficou presa devido a um problema técnico, e durante o regresso do avião à base caiu sobre três casas", disse o general Saad Maan, porta-voz dos serviços de segurança. 

O caça regressava de um ataque aéreo quando o acidente ocorreu, acrescentou. 

No ano passado, o Iraque recebeu caças "Sukhoi Su-25" russos e iranianos para combater o grupo extremista "Estado Islâmico" (EI), que domina grandes zonas do país. 

Os "Su-25", aparelhos de dois motores e um piloto, foram desenhados para missões de ataque no solo. A frota iraquiana é composta por aviões envelhecidos que desempenham missões recorrentes na batalha das forças iraquianas contra o EI. 

Os Estados Unidos concordaram vender ao Iraque 36 caças "F-16", mas até agora não entregaram nenhum. 

A primeira encomenda de caças foi enviada para o Arizona, onde decorrem os treinos dos pilotos iraquianos. 

Lusa

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • "A Venezuela sofreu um Madurazo"
    0:32
  • "Leiam os meus lábios. Não!"
    0:12

    Mundo

    Vladimir Putin participou esta quinta-feira numa conferência, no Ártico. Questionado sobre se a Rússia tinha interferido nas últimas eleições dos Estados Unidos da América, o Presidente voltou a negar qualquer interferência, com uma frase que pensava pertencer a Ronald Reagan, mas que na verdade foi proferida por George Bush.

  • A provocação de Juncker a Trump
    0:40

    Mundo

    Jean-Claude Juncker lançou esta quinta-feira uma provocação a Donald Trump. No último dia do congresso do PPE, o presidente da Comissão Europeia disse que, se Trump incentivar outros países a sair da União Europeia, ele próprio vai apoiar a independência do Ohio e do Texas