sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Caça iraquiano bombardeia por engano zona de Bagdad, pelo menos sete mortos

Pelo menos sete pessoas morreram hoje e 11 ficaram feridas quando um avião do exército iraquiano bombardeou por engano uma zona residencial, na zona sudeste da capital do Iraque, Bagdad. 

© Ahmed Saad / Reuters

"Uma das bombas ficou presa devido a um problema técnico, e durante o regresso do avião à base caiu sobre três casas", disse o general Saad Maan, porta-voz dos serviços de segurança. 

O caça regressava de um ataque aéreo quando o acidente ocorreu, acrescentou. 

No ano passado, o Iraque recebeu caças "Sukhoi Su-25" russos e iranianos para combater o grupo extremista "Estado Islâmico" (EI), que domina grandes zonas do país. 

Os "Su-25", aparelhos de dois motores e um piloto, foram desenhados para missões de ataque no solo. A frota iraquiana é composta por aviões envelhecidos que desempenham missões recorrentes na batalha das forças iraquianas contra o EI. 

Os Estados Unidos concordaram vender ao Iraque 36 caças "F-16", mas até agora não entregaram nenhum. 

A primeira encomenda de caças foi enviada para o Arizona, onde decorrem os treinos dos pilotos iraquianos. 

Lusa

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John McCain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06