sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Caça iraquiano bombardeia por engano zona de Bagdad, pelo menos sete mortos

Pelo menos sete pessoas morreram hoje e 11 ficaram feridas quando um avião do exército iraquiano bombardeou por engano uma zona residencial, na zona sudeste da capital do Iraque, Bagdad. 

© Ahmed Saad / Reuters

"Uma das bombas ficou presa devido a um problema técnico, e durante o regresso do avião à base caiu sobre três casas", disse o general Saad Maan, porta-voz dos serviços de segurança. 

O caça regressava de um ataque aéreo quando o acidente ocorreu, acrescentou. 

No ano passado, o Iraque recebeu caças "Sukhoi Su-25" russos e iranianos para combater o grupo extremista "Estado Islâmico" (EI), que domina grandes zonas do país. 

Os "Su-25", aparelhos de dois motores e um piloto, foram desenhados para missões de ataque no solo. A frota iraquiana é composta por aviões envelhecidos que desempenham missões recorrentes na batalha das forças iraquianas contra o EI. 

Os Estados Unidos concordaram vender ao Iraque 36 caças "F-16", mas até agora não entregaram nenhum. 

A primeira encomenda de caças foi enviada para o Arizona, onde decorrem os treinos dos pilotos iraquianos. 

Lusa

  • Militares da revolução denunciam corrupção nos órgãos de poder
    3:22

    País

    O presidente da Associação 25 de Abril acusa a classe política de não ter interesse em travar a corrupção em Portugal. Vasco Lourenço e Otelo Saraiva de Carvalho, dois dos militares da revolução, consideram que a corrupção está entranhada nos órgãos de poder e deve ser denunciada.

  • "Está prevista mais uma melhoria do rating para breve"
    2:46
  • Fábrica na Covilhã vai produzir para marcas de luxo
    1:47

    Economia

    A Covilhã foi a cidade portuguesa escolhida para a instalação de uma nova fábrica de produção de peças para marcas de luxo. O Grupo FM Industries Sycrilor vai reforçar o investimento na cidade e será responsável pelo polimento de metais para as marcas Louis Vuitton e Cartier.