sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Justiça turca proíbe imagens do atentado em Suruç na Internet

A polícia identificou formalmente um jovem turco de 20 anos como o autor do atentado de segunda-feira, que fez 32 mortos em Suruç, perto da fronteira com a Síria. A Justiça proibiu a difusão na Interent de fotos e vídeos do ataque.

© Stringer Turkey / Reuters

O jovem turco foi identificado através de uma base de dados genéticos, tem 20 anos e é originário de Adiyaman, sudeste da Turquia, revelou um responsável turco à AFP, sob anonimato. Identificado com as iniciais S.A.A., o jovem juntou-se ao grupo terrorista Estado Islâmico há dois meses.

Fez-se explodir na tarde de segunda-feira nos jardins do centro cultural de Suruç, no meio de partidários da causa curda.

A Justiça turca decidiu proibir a difusão de imagens e vídeos do atentado no Twitter. De há um ano para cá têm sido várias as vezes em que é bloqueado o acesso a algumas redes sociais, nomeadamente o Twitter, o Facebook e o YouTube.

O Presidente islâmico-conservador, Recep Tayyip Erdogan, tem dado várias vezes ordens nesse sentido, alegando que essas redes sociais difundem falsas acusações de corrupção no seu Governo.

Em março deste ano, o Parlamento turco votou uma lei que autoriza o Governo a bloquear um site sem decisão judicial. Esta medida foi entretanto considerada inconstitucional.

  • Criança em estado muito grave após ataque de cão em Matosinhos

    País

    Uma criança foi hoje atacada em Leça do Balio, Matosinhos, por um cão de raça perigosa, tendo sido transportada para o Hospital Pedro Hispano em "estado muito grave" e "praticamente desfigurada". A mãe da criança também foi atacada pelo cão e encontra-se em estado grave. Ambas foram posteriormente transferidas para o Hospital de S. João.

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.