sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Quase três mil jihadistas e 200 civis mortos na Síria em dez meses

Pelo menos 2.927 membros do grupo Estado Islâmico (EI) e quase 200 civis morreram em dez meses na Síria desde o início dos bombardeamentos da coligação liderada pelos Estados Unidos, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

© Stringer Shanghai / Reuters

Aquela organização não-governamental (ONG) salientou que a maioria dos 'jihadistas' eram estrangeiros e morreram nos ataques realizados pela aliança internacional contra os objetivos do EI nas províncias sírias setentrionais e centrais de Al Raqa, Deir al Zur, Al Hasaka, Alepo, Homs e Hama.

Entre as baixas contabilizadas figuram os nomes de importantes líderes 'jihadistas', mortos no passado dia 13 de julho, como Abu Osama al Iraquí e Amer al Rafidan, cgefes das províncias delimitadas pelo EI no território sírio que ocupam.

Além do grupo EI, os bombardeamentos da coligação internacional também têm como alvo a Frente al Nusra, ramo sírio da Al Qaeda, que neste período perdeu 115 de seus combatentes, incluindo vários dirigentes, em ataques contra as suas bases no oeste de Aleppo e no norte de Idleb.

Mohsen Fadli, dirigente militar da Frente Nusra e líder do grupo extremista Jorasán, na Síria, foi um dos cabecilhas mortos a 08 de julho, confirmaram os Estados Unidos na quarta-feira.

Os números do OSDH apontam para 173 civis mortos, entre as quais 53 menores e 35 mulheres, salientando os ataques ocorridos entre 30 de abril e 01 de maio, em Bir Mahali, no enclave Curdo sírio, como os mais mortíferos, visto terem causado a morte a pelo menos 64 civis.

Ao número total de falecidos soma-se ainda a morte de um combatente rebelde que se encontrava detido numa base do grupo EI, perto de Al Raqa, durante um ataque da aliança internacional, segundo dados da ONG.

A organização divulgou ainda a existência de centenas de feridos, na maioria militantes do grupo EI, e salientou que o número de mortos poderá ser superior ao divulgado por causa do secretismo dos extremistas relativamente a esses dados, e devido à dificuldade de acesso a certas zonas do país.

O grupo radical sunita proclamou há um ano um califado na Síria e no Iraque, onde tem conquistado extensas partes do território.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC