sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

'Drone' norte-americano proveniente da Turquia bombardeou grupo do Estado Islâmico na Síria

Um avião não-tripulado norte-americano proveniente da Turquia bombardeou hoje um alvo do grupo Estado Islâmico (EI) no norte da Síria, na primeira operação aérea do género desencadeada a partir de território turco.

© Patrick Fallon / Reuters

"Um 'drone' americano efetuou hoje um raide aéreo na Síria perto de Raqa", indicou à agência noticiosa France Presse um responsável turco, fazendo referência à cidade do norte da Síria considerada pelos islamistas do EI como a sua capital.

Segundo a mesma fonte, o 'drone' descolou na base turca de Incirlik, disponibilizada recentemente por Ancara aos militares norte-americanos para o ataque a alvos do EI na Síria.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Mevlut Cavusoglu, tinha já anunciado que a Turquia estava preparada para iniciar uma "vasta" luta contra os 'jihadistas' do EI na Síria, ao lado dos Estados Unidos, após ter permanecido à margem da coligação internacional dirigida por Washington.

Em julho Ancara deu autorização para a utilização por aviões de combate norte-americanos da base aérea de Incirlik (sul), situada a cerca de 200 quilómetros das posições do EI no norte da vizinha Síria.

O Pentágono anunciou esta semana que 'drones' norte-americanos descolaram de Incirlik para missões no norte da Síria, mas a operação de hoje foi o primeiro 'raide' a ser efetuado.

A Turquia, membro da coligação internacional dirigida pelos Estados Unidos, seu parceiro na NATO, tinha recusado até ao momento agir de forma determinada contra os jihadistas, mas um mortífero atentado de julho numa cidade fronteiriça implicou o anúncio de uma ofensiva contra o grupo extremista, mas também contra a rebelião curda.

Nos últimos dias Ancara procedeu a raides aéreos limitados contra o grupo EI na Síria, enquanto intensificava as ações dirigidas aos combatentes curdos do PKK, com bases no norte do Iraque e sudeste da Turquia.

Responsáveis turcos sugeriram que Ancara vai intensificar as operações aéreas contra o EI quando foram desencadeadas operações norte-americanas em larga escala a partir de Incirlik. Segundo diversos media, cerca de 30 caças norte-americanos deverão chegar em breve a esta base para participar no combate contra o EI na Síria.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.