sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Jihadistas controlam estratégica localidade no centro da Síria

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) tomou hoje o controlo da estratégica localidade de Al Quariatain, na província central síria de Homs, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Bandeira do grupo Boko Haram.

Bandeira do grupo Boko Haram.

© Joe Penney / Reuters

Segundo a organização não-governamental, os 'jihadistas' conquistaram a localidade após intensos confrontos com as forças do regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad, depois de terem lançado uma ofensiva para a dominar na noite de terça-feira.

Pelo menos 28 membros das forças do regime e 24 radicais morreram nos confrontos, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Al Quariatain é uma localidade importante porque se situa junto da estrada que liga a parte oriental de Homs ao leste da região da Al Qalamun, na periferia da capital síria, Damasco.

O grupo extremista avançou em maio pelo leste de Homs, onde tomou o controlo de várias localidades, como a cidade monumental de Palmira, cujas ruínas figuram na lista de Património da Humanidade da UNESCO.

O Estado Islâmico proclamou, no final de junho de 2014, um califado na Síria e no Iraque, onde controla vastas parcelas de território.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22