sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Pelo menos 230 pessoas capturadas pelos jihadistas em localidade síria tomada ontem

Pelo menos 230 pessoas, entre as quais dezenas de cristãos, foram capturadas pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na localidade de Al Quariatain, no centro da Síria, que foi tomada na quinta-feira pelos rebeldes, segundo uma organização não-governamental local.

© Umit Bektas / Reuters

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) sublinhou que se desconhece o paradeiro destes prisioneiros, entre os quais há 19 menores e 45 mulheres, além de 11 famílias.

Algumas destas pessoas foram capturadas pelos extremistas no mosteiro de Mar Elian, nesta povoação.

Há dez dias, o abade deste mosteiro, Jack Murad, foi sequestrado por um grupo de homens armados.

O EI expulsou, na quinta-feira, as forças do regime sírio que controlavam Al Quariatian, localizada na província de Homs.

Esta cidade é importante porque está nas imediações de uma estrada que une a parte oriental de Homs com o leste da região de Al Qalamun, na periferia de Damasco.

O EI avançou em maio pelo leste de Homs, onde tomou várias localidades, como a cidade de Palmira, que tem ruínas incluídas na lista de património da humanidade da UNESCO.

O Estado Islâmico proclamou, em final de 2014, um califado no norte da Síria e Iraque, onde controla vastas partes do território.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.