sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Português que combateu contra o Estado Islâmico já terá saído da Síria

O português que em fevereiro desertou da Força Aérea para combater na Síria contra o grupo terrorista Estado Islâmico já terá saído da zona de guerra, segundo fonte da milícia onde combateu.

Mário Nunes terá saído da Síria a 02 de junho e já estará na Europa, segundo informações dadas à Agência Lusa por um responsável do comando geral do grupo curdo YPG.

Na quinta-feira, a Força Aérea Portuguesa (FAP) rescindiu o contrato com o soldado, que se encontrava em estado de "ausência ilegítima" desde 14 de fevereiro.

A FAP admitiu, porém, não conseguir contactar com o ex-militar nem ter informações oficiais sobre o seu paradeiro "desde fevereiro".

Segundo o Jornal de Notícias, Mário Nunes, natural de Portalegre, estava estacionado na Base Aérea nº 11, em Beja.

A 10 de fevereiro, publicou no seu perfil na rede social Facebook que se tinha juntado à milícia curda Unidades de Proteção Popular (YPG), grupo de ideologia progressista que combate contra os extremistas do EI pela autonomia do território curdo na Síria.

Para tal, têm combatido ao lado das tropas leais ao presidente sírio, Bashar al-Assad, e conseguido ganhos militares importantes contra os extremistas.

Apesar disso, a Turquia, a braços há décadas com uma rebelião da população curda dentro das suas fronteiras, recusa qualquer colaboração com a milícia, tendo sido registados incidentes entre as suas forças armadas e os combatentes curdos sírios.

Na Síria, Mário Nunes, que se identifica na rede social como ateu, adotou o nome de guerra "Havel (camarada) Kadel".

Centenas de ocidentais juntaram-se às fileiras da milícia curda desde o início da guerra civil na Síria.

Muitos dos voluntários são ajudados a chegar ao país através da página de Facebook 'Lions of Rojava', gerida por afiliados ao YPG baseados na Alemanha.

Através das redes sociais, o YPG procura recrutar todos os ocidentais que se mostrem interessados, preferindo porém os que não são casados, não têm filhos, e possam permanecer na Síria por mais de seis meses.

A família, que mantém contacto esporádico pela internet com Mário Nunes, ainda não teria conhecimento desta informação, nem tem mais informações sobre o seu paradeiro.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".