sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

EUA enviam seis caças F-16 para a Turquia para combater jihadistas

Os Estados Unidos enviaram seis caças F-16 para a base de Incirlik, no sul da Turquia, "para apoiar o combate" ao grupo extremista Estado Islâmico, anunciou a representação norte-americana na NATO na sua conta no Twitter.

© Mario Anzuoni / Reuters

O anúncio decorre do acordo assinado em julho entre os Estados Unidos e a Turquia, o qual permite, pela primeira vez desde que há um ano foi lançada a coligação internacional contra os 'jihadistas' no Iraque e na Síria, que os Estados Unidos possam descolar caças daquela base estratégica.

Até ao acordo, os Estados Unidos recorreram a aviões não-tripulados ('drones') armados que descolaram de Incirlik para ataques contra posições do Estado Islâmico, uma vez que os F-16 só podiam descolar de bases mais distantes dos alvos, na Jordânia ou no Kuwait.

Fonte turca citada pela agência France Presse confirmou "a chegada hoje de seis jatos norte-americanos, os primeiros de um destacamento" cujo número total não indicou.

Os F-16 norte-americanos foram enviados da base de Aviano, em Itália.

Segundo a agência turca Dogan, um contingente de 300 militares norte-americanos foi também enviado para a base turca para as operações de coordenação.

Membro da NATO, a Turquia tinha até agora recusado participar nos ataques aos 'jihadistas', que podem favorecer a ação dos curdos da Síria que combatem o Estado Islâmico.

A posição turca alterou-se depois de um atentado atribuído ao Estado Islâmico que matou 32 pessoas a 20 de julho em Suruç, no sul da Turquia.

Lusa

  • Turquia avança contra jihadistas e rebeldes curdos
    2:37

    Daesh

    A Turquia está a atacar vários alvos do auto designado Estado Islâmico e de rebeldes curdos, em 13 províncias do país. O Governo da Turquia decidiu avançar com a ofensiva, depois de ontem jihadistas terem disparado contra alvos turcos, a partir da Síria. Esta é a primeira intervenção aérea de Ancara contra os jihadistas.Neste confronto, Um polícia turco foi morto num posto fronteiriço, pelas tropas jihadistas.

  • Polícia turco morto num posto fronteiriço pelas tropas do Estado Islâmico
    0:33

    Daesh

    Um polícia turco foi morto num posto fronteiriço pelas tropas do Estado Islâmico, a partir de território sírio. O ataque provocou ainda dois feridos ligeiros. Em retaliação, a polícia turca matou um radical islâmico e destruiu vários veículos do grupo extremista. No início da semana, um ataque suicida, cuja autoria foi atribuída ao Estado Islâmico, provocou mais de 30 mortos e 100 feridos na fronteira da Turquia com a Síria.

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57