sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Grupo Estado Islâmico reivindica atentado que matou 60 pessoas em Bagdade

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou hoje a autoria da explosão num camião armadilhado quinta-feira numa zona da maioria xiita a norte de Bagdade, que matou pelo menos 38 pessoas, de acordo com as autoridades.

AHMED ALI

O grupo disse num comunicado publicado na internet que levou a cabo "a operação abençoada" em Sadr City, que devastou uma grande área do mercado de legumes.

Segundo a agência Efe, foram 50 os mortos causados pelo atentado na zona de maioria xiita. Já a agência France Press, por sua vez, refere que o ataque registado por volta das 06:00 locais (04:00 em Lisboa) causou pelo menos 38 vítimas mortais.

Fonte da polícia iraquiana disse à Efe que a maioria das vítimas são agricultores que tinham ido ao mercado vender as suas frutas e legumes.

A explosão do camião, carregado com uma grande quantidade de explosivos, destruiu várias tendas do mercado e incendiou veículos estacionados na zona.

Yamila está localizada no densamente povoado distrito de Sadr City, com mais de dois milhões de pessoas de maioria xiita.

Até ao início da manhã de hoje nenhum grupo tinha reivindicado a autoria do ataque.

O Iraque enfrenta desde junho de 2014 uma guerra contra o autoproclamado Estado Islâmico, que conquistou amplas zonas do seu território e proclamou um califado neste país e na vizinha Síria.

Na quarta-feira, dois soldados iraquianos morreram e outros oito ficaram feridos numa emboscada perpetrada por 'jihadistas' na província ocidental de Al Anbar.

Lusa

  • Nove dos 50 feridos que continuam hospitalizados estão em estado crítico
    3:46

    Ataque em Barcelona

    Os quatro indivíduos implicados nos atentados de Barcelona e Cambrils prestam hoje declarações ao juiz Fernando Andreu, na Audiência Nacional, em Madrid. O enviado especial da SIC, Emanuel Nunes, dá conta do ambiente que se vive em Barcelona esta manhã e faz uma atualização em relação aos feridos no atentado na capital catalã. Cinquenta pessoas continuam hospitalizadas, 9 em estado considerado crítico e 13 em estado grave.

  • Ilibados trabalhadores castigados por consulta de dados fiscais

    País

    Os funcionários da Autoridade Tributária, que tinham sido castigados por terem consultado dados fiscais, foram absolvidos. O jornal Público avançou hoje que as orientações contra as sanções a aplicar aos funcionários partiram do ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade.

  • Novas regras para os pagamentos em dinheiro vivo

    Economia

    Os pagamentos em dinheiro acima de 3.000 euros são proibidos a partir de quarta-feira, mas aos não residentes são permitidos pagamentos até 10 mil euros, ou o equivalente em moeda estrangeira, segundo um diploma hoje publicado.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Repórteres fazem relato impressionante dos acontecimentos em Charlottesville
    3:40