sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Detidos na Austrália sete jovens que pretendiam juntar-se ao Estado Islâmico

As autoridades australianas detiveram sete jovens que pretendiam viajar para o Médio Oriente para se juntarem ao grupo Estado Islâmico, informou esta quinta-feira o primeiro-ministro, Tony Abbott.

(Arquivo)

(Arquivo)

© STRINGER Iraq / Reuters

"Não vou comentar um assunto operacional. Somente direi que as nossas forças de controlo de fronteiras estão vigilantes, as nossas unidades antiterroristas que operam em todos os aeroportos internacionais fazem um trabalho importante, e recentemente fizeram-no de modo significativo", disse Abbott.

O diário Daily Telegraph publicou hoje que cinco australianos foram detidos a 12 de agosto no aeroporto de Sydney, quando alegadamente tentavam viajar para o Iraque ou Síria, para se juntarem à milícia 'jihadista'.

Os restantes foram detidos noutra operação, segundo a emissora local ABC.

As autoridades australianas acreditam que 39 'jihadistas' australianos já morreram em combate no Médio Oriente.

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.