sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Estado Islâmico exige resgate por reféns da China e Noruega

O grupo Estado Islâmico disse, na quarta-feira, ter sequestrado um cidadão chinês e um norueguês e exigiu um resgate, de valor não especificado, em troca da sua libertação.

Em Oslo, a primeira-ministra Erna Solberg confirmou que o cidadão norueguês tinha sido capturado e insistiu que "a Noruega não paga resgates".

O anúncio dos jihadistas surgiu no mais recente número da revista jihadsta Dabiq, em língua inglesa, distribuída no Twitter.

Não foram dados pormenores sobre onde e quando foram capturados, ou onde estão detidos.

Por debaixo da fotografia de cada homem colocaram uma legenda, onde se lê: "A quem possa interessa dos Cruzados, pagãos, e seus aliados, bem como das chamadas organizações de direitos humanos, este prisioneiro foi abandonado pelo seu país, que não fez o seu melhor para comprar a sua liberdade".

No final podia ler-se ainda: "Quem quiser pagar um resgate pela sua libertação e transferência pode contactar este número de telegrama", acrescentando que esta é uma "oferta com limitação temporal".

O refém chinês foi identificado como Fan Jinghui, um consultor de 50 anos.

Solberg identificou o refém norueguês como Ole-Johan Grimsgaard-Ofstad, de 48 anos, ligado a uma universidade em Trondheim, dizendo que tinha sido sequestrado pouco depois de chegar à Síria, em janeiro.

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.