sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Jovens norte-americanos alvo de "intenso" recrutamento pelo grupo Estado Islâmico

As autoridades norte-americanas alertaram que o grupo Estado Islâmico continua a realizar um "intenso" recrutamento entre os jovens de Minneapolis, depois de um adolescente se ter declarado culpado, na quarta-feira, de tentar juntar-se aos extremistas na Síria.

Samuel Rahamin Topaz, de 21 anos, de Nova Jersey é acusado de conspiração para apoiar o grupo Estado Islâmico. Deu-se como cupado a 9 de Setembro.

Samuel Rahamin Topaz, de 21 anos, de Nova Jersey é acusado de conspiração para apoiar o grupo Estado Islâmico. Deu-se como cupado a 9 de Setembro.

Hanad Mustofe Musse, de 19 anos, está entre os nove jovens da zona de Minneapolis a serem acusados em abril de se tentarem juntar ao Estado Islâmico. Todos, à exceção de um, foram detidos antes de conseguirem chegar à Síria - Musse é o segundo a admitir culpa.

Os jovens da zona de Minneapolis "continuam a ser alvo de uma intensa campanha de recrutamento" pelo grupo jihadista, disse Andrew Luger, procurador de Minnesota, em comunicado.

A área de Minneapolis - que acolhe uma vasta comunidade somali - tem também sido alvo de recrutamento pelos rebeldes Shebab, afiliados à Al-Qaeda.

Acredita-se que pelo menos 20 jovens que desapareceram das cidades de Minneapolis e St. Paul, entre 2007 e 2009, se tenham juntado ao Shebab. Vários morreram, incluindo dois que realizaram ataques suicidas.

Lusa

  • Passos explica porque se sentiu irritado com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o Presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas de que foi alvo.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.