sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Jovens norte-americanos alvo de "intenso" recrutamento pelo grupo Estado Islâmico

As autoridades norte-americanas alertaram que o grupo Estado Islâmico continua a realizar um "intenso" recrutamento entre os jovens de Minneapolis, depois de um adolescente se ter declarado culpado, na quarta-feira, de tentar juntar-se aos extremistas na Síria.

Samuel Rahamin Topaz, de 21 anos, de Nova Jersey é acusado de conspiração para apoiar o grupo Estado Islâmico. Deu-se como cupado a 9 de Setembro.

Samuel Rahamin Topaz, de 21 anos, de Nova Jersey é acusado de conspiração para apoiar o grupo Estado Islâmico. Deu-se como cupado a 9 de Setembro.

Hanad Mustofe Musse, de 19 anos, está entre os nove jovens da zona de Minneapolis a serem acusados em abril de se tentarem juntar ao Estado Islâmico. Todos, à exceção de um, foram detidos antes de conseguirem chegar à Síria - Musse é o segundo a admitir culpa.

Os jovens da zona de Minneapolis "continuam a ser alvo de uma intensa campanha de recrutamento" pelo grupo jihadista, disse Andrew Luger, procurador de Minnesota, em comunicado.

A área de Minneapolis - que acolhe uma vasta comunidade somali - tem também sido alvo de recrutamento pelos rebeldes Shebab, afiliados à Al-Qaeda.

Acredita-se que pelo menos 20 jovens que desapareceram das cidades de Minneapolis e St. Paul, entre 2007 e 2009, se tenham juntado ao Shebab. Vários morreram, incluindo dois que realizaram ataques suicidas.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • "Foi um golpe muito forte"
    1:41
  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • SIC acompanhou Francisco George no último dia como diretor-geral da Saúde
    6:20