sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Jovens norte-americanos alvo de "intenso" recrutamento pelo grupo Estado Islâmico

As autoridades norte-americanas alertaram que o grupo Estado Islâmico continua a realizar um "intenso" recrutamento entre os jovens de Minneapolis, depois de um adolescente se ter declarado culpado, na quarta-feira, de tentar juntar-se aos extremistas na Síria.

Samuel Rahamin Topaz, de 21 anos, de Nova Jersey é acusado de conspiração para apoiar o grupo Estado Islâmico. Deu-se como cupado a 9 de Setembro.

Samuel Rahamin Topaz, de 21 anos, de Nova Jersey é acusado de conspiração para apoiar o grupo Estado Islâmico. Deu-se como cupado a 9 de Setembro.

Hanad Mustofe Musse, de 19 anos, está entre os nove jovens da zona de Minneapolis a serem acusados em abril de se tentarem juntar ao Estado Islâmico. Todos, à exceção de um, foram detidos antes de conseguirem chegar à Síria - Musse é o segundo a admitir culpa.

Os jovens da zona de Minneapolis "continuam a ser alvo de uma intensa campanha de recrutamento" pelo grupo jihadista, disse Andrew Luger, procurador de Minnesota, em comunicado.

A área de Minneapolis - que acolhe uma vasta comunidade somali - tem também sido alvo de recrutamento pelos rebeldes Shebab, afiliados à Al-Qaeda.

Acredita-se que pelo menos 20 jovens que desapareceram das cidades de Minneapolis e St. Paul, entre 2007 e 2009, se tenham juntado ao Shebab. Vários morreram, incluindo dois que realizaram ataques suicidas.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.