sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Jovens norte-americanos alvo de "intenso" recrutamento pelo grupo Estado Islâmico

As autoridades norte-americanas alertaram que o grupo Estado Islâmico continua a realizar um "intenso" recrutamento entre os jovens de Minneapolis, depois de um adolescente se ter declarado culpado, na quarta-feira, de tentar juntar-se aos extremistas na Síria.

Samuel Rahamin Topaz, de 21 anos, de Nova Jersey é acusado de conspiração para apoiar o grupo Estado Islâmico. Deu-se como cupado a 9 de Setembro.

Samuel Rahamin Topaz, de 21 anos, de Nova Jersey é acusado de conspiração para apoiar o grupo Estado Islâmico. Deu-se como cupado a 9 de Setembro.

Hanad Mustofe Musse, de 19 anos, está entre os nove jovens da zona de Minneapolis a serem acusados em abril de se tentarem juntar ao Estado Islâmico. Todos, à exceção de um, foram detidos antes de conseguirem chegar à Síria - Musse é o segundo a admitir culpa.

Os jovens da zona de Minneapolis "continuam a ser alvo de uma intensa campanha de recrutamento" pelo grupo jihadista, disse Andrew Luger, procurador de Minnesota, em comunicado.

A área de Minneapolis - que acolhe uma vasta comunidade somali - tem também sido alvo de recrutamento pelos rebeldes Shebab, afiliados à Al-Qaeda.

Acredita-se que pelo menos 20 jovens que desapareceram das cidades de Minneapolis e St. Paul, entre 2007 e 2009, se tenham juntado ao Shebab. Vários morreram, incluindo dois que realizaram ataques suicidas.

Lusa

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    Dia de debate quinzenal na Assembleia da República, que deve ficar marcado pela saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo. Veja aqui em direto e acompanhe a discussão no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Morreu Roger Moore

    Cultura

    O ator britânico Roger Moore, conhecido pelos filmes de James Bond e a série "O Santo", morreu hoje, na Suíça, na sequência de um cancro. Tinha 89 anos.

  • Lesados do Banif ouvidos pela PJ
    1:42

    Economia

    A Unidade de Combate à Corrupção está na Madeira para recolher depoimentos de lesados do Banif e é a primeira diligência da Polícia Judiciária depois de uma queixa apresentada por 100 ex-clientes do banco. Os ex-clientes falam de falsificação de documentos, burla e associação criminosa.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.