sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Filho do Mullah Omar diz que antigo líder talibã morreu de "causas naturais"

O Mullah Omar morreu de "causas naturais" depois de ter contraído hepatite C, afirmou um dos filhos do antigo líder talibã, numa tentativa de acabar com a controvérsia em torno da morte do fundador dos rebeldes islamitas afegãos.

© Naseer Ahmed / Reuters

"Posso assegurar que ele morreu de causas naturais", declarou o 'mullah' Yacoub, numa mensagem áudio divulgada no domingo e entretanto autentificada.

Na mesma mensagem, Yacoub frisou que o pai não foi morto por elementos internos do movimento ou por "inimigos do exterior".

"Ele morreu rapidamente quando a sua saúde começou a deteriorar-se. De acordo com as primeiras informações que recebemos dos médicos, foi-lhe diagnosticado hepatite C", referiu Yacoub, precisando que o pai morreu no Afeganistão e não no Paquistão, como informaram os serviços secretos afegãos.

O anúncio em finais de julho da morte do 'mullah' Omar, ocorrida em abril de 2013, gerou um clima de controvérsia no seio da rebelião islamita afegã.

Muitos comandantes acusaram a direção do movimento de ter mentido durante dois anos sobre o paradeiro do líder, bem como de ter utilizado indevidamente a identidade do antigo líder para divulgar declarações.

Estas acusações recaíram principalmente sobre o 'mullah' Akhtar Mansur, antigo "braço direito" do 'mullah' Omar que foi escolhido para ser o novo "comandante dos fiéis".

O próprio processo de designação esteve envolvido em polémica, com várias vozes a considerarem a nomeação "não consensual" e "acelerada".

Uma dessas vozes foi Yacoub, o filho mais velho do fundador dos talibãs, que assumiram o poder em Cabul entre 1996 e 2001.

Esta controvérsia também alimentou várias teorias sobre as causas da morte de um dos homens mais procurados pelos Estados Unidos, uma vez que o 'mullah' Omar tinha acolhido Usama bin Laden, o mentor dos atentados do 11 de setembro de 2001.

Alguns combatentes sugeriram que o fundador do movimento talibã tinha sido assassinado.

Na mesma mensagem áudio, o filho mais velho do 'mullah' Omar apelou à unidade dos talibãs.

"O mais importante para nós é manter a nossa unidade. (...) Estou pronto para me sacrificar pela unidade, estou pronto para realizar um atentado-suicida se isso assegurar a unidade" dos talibãs, acrescentou Yacoub.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.