sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Morto líder do Estado Islâmico responsável por ataques no Iraque

As forças de segurança do Curdistão iraquiano anunciaram hoje a morte de um líder do movimento extremista Estado Islâmico (EI), que planeou vários ataques do grupo no norte do Iraque.

Tropas curdas em Kirkuk

Tropas curdas em Kirkuk

© STRINGER Iraq / Reuters

Em comunicado, o conselho de segurança do Curdistão disse que o 'jihadista' Saad Falah al Kurdi foi abatido numa operação conjunta das tropas curdas e da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, que está a bombardear posições do EI no Iraque.

O extremista morreu num ataque aéreo perto da cidade de Al Hawiya, na província de Kirkuk (norte).

Al Kurdi era responsável por um órgão diretivo do EI em Kirkuk e terá planeado vários atentados terroristas no norte do Iraque, além de ser presumivelmente o autor intelectual de ataques suicidas cometidos em agosto, em Erbil, na região autónoma do Curdistão iraquiano.

O EI conquistou a cidade de Mossul em junho do ano passado e declarou a constituição de um califado nas regiões sob o seu domínio no Iraque e na Síria, onde controla vastas zonas e várias cidades.

As forças curdas lideram a luta contra os 'jihadistas' no norte e noroeste do Iraque, onde vive a minoria curda iraquiana, que também é alvo de perseguições do EI.

Lusa

  • PS e BE não propõem alívio da dívida à UE
    1:55

    Economia

    O PS e o Bloco de Esquerda querem mais 45 anos para pagar as dívidas à União europeia e juros mais baixos. As medidas fazem parte da proposta dos partidos para a redução da dívida pública. No relatório que será enviado ao Governo, não é pedido qualquer perdão de dívida, ao contrário do que os partidos mais à esquerda chegaram a defender.

  • Antigos ministros de Governos de Sócrates ouvidos pelo MP
    1:54

    Operação Marquês

    Quatro antigos ministros de Governos de José Sócrates foram ouvidos recentemente pelo Ministério Público (MP), no âmbito da Operação Marquês. Mário Lino, António Mendonça, Teixeira dos Santos e Luís Campos e Cunha foram ouvidos como testemunhas. Os investigadores chamaram os antigos governantes para esclarecer decisões relacionadas com a PT.

    Notícia SIC

  • Suspeito de atropelamento mortal diz que foi mero acidente 
    2:00
  • Confrontos na primeira greve geral no Brasil em 21 anos
    1:34
  • "Está na altura de pressionarmos a Coreia do Norte"
    0:45

    Mundo

    O secretário de estado norte-americano, Rex Tillerson, afirmou esta sexta-feira na ONU que a ameaça da Coreia do Norte é real e pediu que o conselho de segurança da ONU tome medidas antes que seja o regime de pyongyang a fazê-lo.

  • Menina que nasceu com três pernas já corre após a cirurgia

    Mundo

    Uma criança do Bangladesh que cresceu com três pernas vai regressar a casa, depois de uma viagem até à Austrália, onde foi operada para retirar o membro a mais. Como resultado de um gémeo que não se formou por completo, a criança de três anos nasceu com uma terceira perna na pélvis. Alguns meses após a cirurgia, feita em novembro, a menina já corre.