sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Novo balanço conta 50 mortos em ataques no Iraque

Pelo menos 50 pessoas foram mortas hoje em três ataques com carros-bomba no Iraque, um dos quais em Bassora, no sul do país, região reivindicada pelo grupo radical Estado Islâmico (EI).

© Ahmed Saad / Reuters

O grupo extremista sunita, que tomou o controlo de grandes áreas do país desde o ano passado, parecia, até então, ter um acesso reduzido à região xiita do sul.

"Pelo menos dez pessoas foram mortas em Zubair (perto de Bassora) e 24 ficaram feridas", disse Jabbar al-Saadi, um membro do Conselho Provincial, segundo o qual este atentado teve lugar à tarde no mercado Souk al-Hallaquine.

Ao norte de Bagdade, uma área regularmente alvo de ataques 'jihadistas', 35 pessoas morreram e 74 ficaram feridas num atentado com um carro-bomba estacionado junto a um mercado na cidade de Khalès, segundo a polícia.

Já na cidade de Hosseiniyah, cerca de 20 quilómetros a norte da capital iraquiana, a explosão de uma outra viatura armadilhada matou cinco pessoas e feriu 17, informou um coronel da polícia.

Num comunicado publicado nas redes sociais, o grupo Estado Islâmico disse que, perto de Bassora, "o exército do Califado conseguiu detonar um carro-bomba estacionado no meio de uma reunião de Rafidha [termo que o EI usa para os muçulmanos xiitas]".

Lusa

  • Um pedido de desculpas aos portugueses e um ultimato ao Governo
    3:21
  • Vouzela tenta regressar à normalidade, 8 pessoas morreram no concelho
    2:28

    País

    No concelho de Vouzela, a população começa a voltar à normalidade. Aos poucos a luz e a água estão a voltar e as pessoas começam a ganhar forças para reconstruir aquilo que lhes foi tirado pelos fogos. No entanto, as feridas demoram a sarar e não será fácil esquecer que 80 a 90 por cento deste concelho foi destruído pelos incêndios e oito pessoas morreram.

  • Material de guerra de Tancos encontrado, faltam munições
    1:40
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03
  • Madrid admite suspender autonomia da Catalunha
    1:51
  • Alemanha já tem uma versão de Donald Trump... em cera
    1:08