sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Novo balanço conta 50 mortos em ataques no Iraque

Pelo menos 50 pessoas foram mortas hoje em três ataques com carros-bomba no Iraque, um dos quais em Bassora, no sul do país, região reivindicada pelo grupo radical Estado Islâmico (EI).

© Ahmed Saad / Reuters

O grupo extremista sunita, que tomou o controlo de grandes áreas do país desde o ano passado, parecia, até então, ter um acesso reduzido à região xiita do sul.

"Pelo menos dez pessoas foram mortas em Zubair (perto de Bassora) e 24 ficaram feridas", disse Jabbar al-Saadi, um membro do Conselho Provincial, segundo o qual este atentado teve lugar à tarde no mercado Souk al-Hallaquine.

Ao norte de Bagdade, uma área regularmente alvo de ataques 'jihadistas', 35 pessoas morreram e 74 ficaram feridas num atentado com um carro-bomba estacionado junto a um mercado na cidade de Khalès, segundo a polícia.

Já na cidade de Hosseiniyah, cerca de 20 quilómetros a norte da capital iraquiana, a explosão de uma outra viatura armadilhada matou cinco pessoas e feriu 17, informou um coronel da polícia.

Num comunicado publicado nas redes sociais, o grupo Estado Islâmico disse que, perto de Bassora, "o exército do Califado conseguiu detonar um carro-bomba estacionado no meio de uma reunião de Rafidha [termo que o EI usa para os muçulmanos xiitas]".

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Angola com eleições a 23 de agosto

    Mundo

    O chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, convocou as próximas eleições gerais em Angola para 23 de agosto de 2017, informou hoje à agência Lusa a Casa Civil do Presidente da República.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.