sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

UNESCO diz que "jihadistas" estão a destruir Palmira porque têm medo da História

A UNESCO condenou hoje a destruição do Arco do Triunfo de Palmira, afirmando que os ataques contra aquela antiga cidade síria demonstram que os extremistas do Estado Islâmico são "a pura expressão do ódio e da ignorância".

EPA/ Arquivo

EPA/ Arquivo

YOUSSEF BADAWI / EPA

"Esta nova destruição revela até que ponto os extremistas estão aterrorizados pela História e pela Cultura, uma vez que o conhecimento do passado semeia credibilidade e deslegitima todos os pretextos utilizados para justificar estes crimes", afirmou a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, num comunicado.

Segundo a representante da UNESCO, as ruínas milenares de Palmira encarnam tudo aquilo que horroriza os elementos do grupo radical sunita, ou seja, "a diversidade cultural, o diálogo entre culturas e o reencontro dos povos de todas as origens nesta cidade" que marcou as antigas rotas comerciais entre a Europa e a Ásia.

"Não haverá impunidade para os criminosos de guerra e a UNESCO irá fazer tudo ao seu alcance para que os autores desta destruição sejam julgados e punidos, em estreita cooperação com o Tribunal Penal Internacional", acrescentou a organização.

O responsável máximo das antiguidades na Síria afirmou hoje de madrugada que os 'jihadistas' tinham utilizado explosivos para destruir o Arco do Triunfo de Palmira, uma construção com cerca de 2.000 anos que era uma das estruturas mais importantes daquela cidade milenar.

O grupo extremista assumiu o controlo de Palmira, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade em 1980, em maio último.

Desde então, os receios de uma total destruição deste local emblemático têm vindo a aumentar, uma vez que os combatentes extremistas já destruíram diversos tesouros históricos, como foi o caso dos templos de Bel e de Baal Shamin.

Situada a cerca de 210 quilómetros a nordeste da capital síria, Damasco, a "pérola do deserto", como é apelidada esta cidade com mais de 2.000 anos, tem uma grande importância estratégica para o grupo radical.

Em agosto passado, o Estado Islâmico (EI) divulgou que tinha decapitado um dos maiores especialistas dos tesouros arqueológicos de Palmira, Khaled al-Assad.

O especialista de 82 anos era o antigo responsável pelas antiguidades e pelos museus de Palmira e ajudou a preservar os tesouros arqueológicos da cidade durante meio século.

Os 'jihadistas' do EI, combatentes que iniciaram em junho de 2014 uma grande ofensiva e que se assumem como participantes numa 'guerra santa', proclamaram um "califado" nos vastos territórios que controlam na Síria e no Iraque.

Lusa

  • Manuel Delgado demitiu-se devido a "grave violação da privacidade"

    País

    O ex-secretário de Estado da Saúde diz que apresentou a demissão para "não perturbar nem criar qualquer tipo de embaraço ao normal funcionamento do Governo". Num comunicado, Manuel Delgado esclarece que foi remunerado pelo trabalho de consultor na Raríssimas "muito antes" da entrada no Governo e acrescenta que respeitou na íntegra todo o quadro legal e ético.

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28