sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Avião da coligação teve de mudar de rota para evitar aparelho russo

A coligação que combate o grupo extremista Estado Islâmico teve de alterar a rota de um seu avião sobre a Síria para evitar que este se aproximasse de um aparelho russo, informou hoje o Pentágono.

© Murad Sezer / Reuters

"Houve pelo menos uma vez" uma circunstância em que a coligação liderada pelos EUA "teve de agir para modificar a rota" de um dos seus aviões, indicou um porta-voz do Pentágono, Jeff Davis.

Os aviões russos estão a fazer bombardeamentos na Síria desde há uma semana. O ministro da Defesa russo, Serguei Shoigou, já afirmou que os aparelhos tinham atacado 12 alvos desde o início da operação.

Entretanto, os russos usaram pela primeira vez mísseis, disparados a partir de navios no Mar Cáspio, para atingir alvos na Síria.

Desde 30 de setembro, dia do início dos bombardeamentos russos, a coligação realizou 43 ataques na Síria, segundo um levantamento feito pela AFP, com base nos comunicados diários da coligação.

Questionado sobre o número de vezes que a coligação teve de reorientar os seus aviões, o porta-voz esquivou-se a responder.

"Tivemos de mudar a rota do avião, isso ocorre milhares de vezes por dia no céu [norte-]americano", relativizou.

Revigorado pelo apoio dos bombardeamentos russos, o exército sírio lançou hoje uma vasta ofensiva terrestre no norte da província de Hama, no centro do país.

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.