sicnot

Perfil

Daesh

Síria anuncia grande ofensiva para libertar as áreas ocupadas pelo Estado Islâmico

Síria anuncia grande ofensiva para libertar as áreas ocupadas pelo Estado Islâmico

A Síria anunciou uma grande ofensiva militar para libertar as áreas ocupadas pelo Estado Islâmico. No entanto, a NATO manifesta preocupação com a escalada da violência dentro da própria Síria. No complexo tabuleiro militar da região, a Rússia juntou-se ao regime de Bashar Al Assad. Mas suspeita-se que, em vez de combater o Estado Islâmico, os russos estejam a aniquilar a oposição síria.

Os ministros da Defesa da NATO, reunidos hoje em Bruxelas, concordaram que a crescente intervenção russa na Síria levanta "sérias preocupações" e não está a ajudar a alcançar uma "solução política" para o conflito, afirmou o secretário-geral da organização.

Numa conferência de imprensa durante uma reunião de ministros da Defesa da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg disse que, na discussão sobre a situação na Síria, os Aliados concordaram que a "escalada da atividade militar russa na Síria" é muito preocupante, sobretudo porque não se limita a visar o ISIS, o grupo autodenominado Estado Islâmico.

"Ataques russos enfraqueceram Estado Islâmico"

Os ataques militares russos na Síria permitiram enfraquecer a organização EI e outros grupos armados, ao mesmo tempo que ajudaram as forças do regime, sustentou hoje o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas sírias.

"Após os ataques aéreos russos que diminuíram a capacidade de combate do EI e de outros grupos terroristas, as forças armadas sírias retomaram a iniciativa militar", afirmou o general Ali Abdallah Ayoub, citado pela televisão pública do país.

  • Os apelos de Marcelo para a reforma do Estado
    1:36

    País

    O Presidente da República lamentou este sábado que o consenso para uma reforma do Estado seja um sonho adiado. No enceramento do congresso "Portugal no Futuro", Marcelo Rebelo de Sousa apelou a entendimentos em áreas estratégicas e defendeu que é preciso passar as palavras à ação, o quanto antes.

    Débora Henriques

  • Tragédia de Vila Nova da Rainha foi há uma semana
    7:18
  • Escutas da Operação Marquês "não podem servir de prova"
    1:36

    Operação Marquês

    As defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado queixam-se que as escutas do processo Marquês estão infetadas por um vírus informático. Os advogados dizem que tal como estão as escutas não podem servir de prova. No entanto, o Ministério Público diz que estão reunidas as condições para começar a contar o prazo para a abertura de instrução.

    Luís Garriapa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52