sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Grupo Estado Islâmico aproxima-se da cidade de Alepo, na Síria

O grupo extremista Estado Islâmico aproximou-se esta madrugada da cidade síria de Alepo, depois de ter perseguido os rebeldes numa série de posições a norte da segunda cidade do país, avança o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

© Stringer . / Reuters

"O Estado Islâmico nunca esteve tão próximo da cidade de Alepo, este é o seu maior avanço" para a antiga capital económica da Síria, indicou à AFP Rami Abdel Rahmane, diretor da ONG.

De acordo com as fontes do Observatório, o autointitulado Estado Islâmico perseguiu os grupos rebeldes, a custo de violentos combates durante a noite de quinta-feira e até às 05:00 de hoje (03:00 em Lisboa), nas localidades de Tall Qrah, Tall Soussine, Kafar Qares e sobretudo na base de Madrasat al-Mouchat, controlada pelos rebeldes desde 2012.

Com a tomada destas posições situadas a norte de Alepo, o grupo 'jihadista' está a 20 quilómetros da cidade e "na linha da frente com as tropas do regime de Bashar al-Assad", em particular perto da zona industrial de Cheikh Najjar.

Alepo é assolada pela guerra desde 2012 e dividida entre os setores oeste, nas mãos do regime, e este, controlado pelos rebeldes.

Lusa

  • Nova fábrica de medicamentos inaugurada na Amadora
    1:36

    País

    Uma nova fábrica de produção de fármacos foi inaugurada esta terça-feira, na Amadora. O espaço dedica-se em exclusivo à produção de um medicamento inovador, para o tratamento do excesso de potássio no sangue.