sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Grupo Estado Islâmico aproxima-se da cidade de Alepo, na Síria

O grupo extremista Estado Islâmico aproximou-se esta madrugada da cidade síria de Alepo, depois de ter perseguido os rebeldes numa série de posições a norte da segunda cidade do país, avança o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

© Stringer . / Reuters

"O Estado Islâmico nunca esteve tão próximo da cidade de Alepo, este é o seu maior avanço" para a antiga capital económica da Síria, indicou à AFP Rami Abdel Rahmane, diretor da ONG.

De acordo com as fontes do Observatório, o autointitulado Estado Islâmico perseguiu os grupos rebeldes, a custo de violentos combates durante a noite de quinta-feira e até às 05:00 de hoje (03:00 em Lisboa), nas localidades de Tall Qrah, Tall Soussine, Kafar Qares e sobretudo na base de Madrasat al-Mouchat, controlada pelos rebeldes desde 2012.

Com a tomada destas posições situadas a norte de Alepo, o grupo 'jihadista' está a 20 quilómetros da cidade e "na linha da frente com as tropas do regime de Bashar al-Assad", em particular perto da zona industrial de Cheikh Najjar.

Alepo é assolada pela guerra desde 2012 e dividida entre os setores oeste, nas mãos do regime, e este, controlado pelos rebeldes.

Lusa

  • A menina síria que relata a guerra no Twitter está bem, diz o pai

    Mundo

    Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que conta no Twitter a luta pela sobrevivência e os horrores da guerra em Alepo, teve de abandonar a sua casa que foi bombardeada mas está bem, disse hoje o seu pai à Agência France Press. A conta esteve fechada domingo, mas foi entretanto reativada e tem hoje uma nova publicação de Bana.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.