sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Grupo Estado Islâmico aproxima-se da cidade de Alepo, na Síria

O grupo extremista Estado Islâmico aproximou-se esta madrugada da cidade síria de Alepo, depois de ter perseguido os rebeldes numa série de posições a norte da segunda cidade do país, avança o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

© Stringer . / Reuters

"O Estado Islâmico nunca esteve tão próximo da cidade de Alepo, este é o seu maior avanço" para a antiga capital económica da Síria, indicou à AFP Rami Abdel Rahmane, diretor da ONG.

De acordo com as fontes do Observatório, o autointitulado Estado Islâmico perseguiu os grupos rebeldes, a custo de violentos combates durante a noite de quinta-feira e até às 05:00 de hoje (03:00 em Lisboa), nas localidades de Tall Qrah, Tall Soussine, Kafar Qares e sobretudo na base de Madrasat al-Mouchat, controlada pelos rebeldes desde 2012.

Com a tomada destas posições situadas a norte de Alepo, o grupo 'jihadista' está a 20 quilómetros da cidade e "na linha da frente com as tropas do regime de Bashar al-Assad", em particular perto da zona industrial de Cheikh Najjar.

Alepo é assolada pela guerra desde 2012 e dividida entre os setores oeste, nas mãos do regime, e este, controlado pelos rebeldes.

Lusa

  • "Ataque terrorista" no centro de Barcelona

    Ataque em Barcelona

    Uma carrinha atropelou várias pessoas esta tarde em Barcelona, Espanha, na área turística de Las Ramblas. A polícia confirma oficialmente um morto e 32 feridos, mas outras fontes asseguram a existência de várias vítimas mortais. As autoridades falam de um "ataque terrorista" e revelaram a foto do suspeito.

    Direto

    SIC

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19