sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Rússia disposta a dar apoio aéreo a rebeldes sírios moderados

A força aérea russa está disposta a dar cobertura ao Exército Sírio Livre (ESL), oposição síria apoiada pelo Ocidente, na sua luta contra o grupo radical Estado Islâmico (EI), anunciou hoje o chefe da diplomacia da Rússia, Serguei Lavrov.

Chefe da diplomacia da Rússia, Serguei Lavrov (AP/ Arquivo)

Chefe da diplomacia da Rússia, Serguei Lavrov (AP/ Arquivo)

Ivan Sekretarev

"Estamos dispostos a apoiar também a oposição patriótica, incluindo o designado Exército Sírio Livre, a partir do ar", declarou numa entrevista à cadeia televisiva Rossiia 1.

"O principal para nós é aproximar as pessoas que podem, com autoridade plena, representá-los (os sírios) e representar os grupos armados que combatem o terrorismo", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, segundo o texto transcrito pela televisão.

A declaração surge um dia depois do anúncio de um acordo entre a Rússia e a Jordânia, que pertence à coligação anti-EI conduzida pelos Estados Unidos, para coordenação das "suas ações, incluindo as das respetivas forças aéreas, na Síria".

Lavrov e o homólogo americano John Kerry também chegaram a acordo na sexta-feira para explorar as novas possibilidades de se alcançar um acordo político no conflito na Síria, que já matou mais de 250.000 pessoas desde 2011.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.