sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Dois atentados do EI no Iraque causam pelo menos 30 mortos

Pelo menos 30 pessoas, 25 das quais soldados e milicianos pró-governamentais, morreram hoje e 41 outras ficaram feridas em dois atentados suicidas do grupo radical Estado Islâmico (EI) no oeste do Iraque, disse uma fonte da segurança.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Thaier Al-Sudani / Reuters

Em declarações à agência noticiosa espanhola EFE, a fonte indicou que 15 soldados e milicianos morreram e 27 ficaram feridos quando um veículo com explosivos foi detonado na zona de Al-Buaiza, a noroeste de Ramadi, capital da província de Al-Anbar.

Após o atentado, registaram-se violentos confrontos entre as forças iraquianas e os 'jihadistas', tendo dezenas de combatentes sido abatidos e feridos e vários dos seus veículos destruídos.

O outro atentado ocorreu em Al-Buaziz, a noroeste de Faluja, situada a 50 quilómetros a oeste de Bagdad e também na província de Al-Anbar. A explosão de um carro bomba conduzido por um suicida matou 10 elementos do exército e de uma milícia pró-governamental e feriu sete.

A mesma fonte adiantou que cinco pessoas morreram num bombardeamento aéreo do exército iraquiano contra a zona de Al-Buasaf, a oeste de Ramadi, que está sob controlo dos 'jihadistas'.

As forças iraquianas lutam para recuperar o controlo de Al-Anbar desde que o EI tomou Ramadi em maio. O grupo 'jihadista' conquistou vastas zonas do Iraque em junho de 2014 e proclamou um califado nos territórios sob o seu controlo neste país e na vizinha Síria.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.