sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Tony Blair reconhece alguma responsabilidade pelo aparecimento do Estado Islâmico

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair reiterou hoje desculpas parciais pela guerra no Iraque, reconhecendo alguma responsabilidade pelo aparecimento do autodenominado Estado Islâmico (EI).

© Brendan McDermid / Reuters

"Posso pedir desculpas pelo facto das informações fornecidas pelos serviços secretos serem falsas", disse o antigo primeiro-ministro trabalhistas Tony Blair ao canal de televisão CNN.

No entanto, argumentou ser difícil sentir necessidade de se desculpar pela queda de Saddam Hussein: "Mesmo hoje em 2015, julgu que é melhor ele não estar lá".

"Peço desculpa por alguns erros na planificação e na compreensão do que se passou depois do regime ter caído", afirmou, reconhecendo "elementos de verdade" na ideia de que a invasão do Iraque em 2003 é a principal causa do surgimento do EI.

Lusa

  • Governo sírio só aceitará cessar-fogo após retirada de rebeldes
    1:29

    Mundo

    O Presidente sírio Bashar Al- Assad diz que só aceitará um acordo de cessar-fogo em Alepo que inclua a retirada de todos os rebeldes da cidade. Na Alemanha, Merkel considerou que a situação na Síria é vergonhosa devido à incapacidade da comunidade internacional aliviar o conflito.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Como (não) travar no gelo
    1:02

    Mundo

    Um vídeo gravado em Montreal, no Canadá, mostra como é quase impossível travar em estradas cobertas de gelo.