sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Justiça turca diz que atentado de 10 de outubro foi ordenado pelo grupo Estado Islâmico

O atentado que a 10 de outubro matou 102 pessoas e feriu mais de 500 numa marcha pela paz em Ancara foi organizado pelo grupo Estado Islâmico, afirmou hoje o procurador turco encarregado do inquérito.

Emrah Gurel

"Foi determinado que o grupo [que perpetrou o ataque] planeou atentados na Turquia depois de receber instruções diretas da organização terrorista Daesh [acrónimo árabe do grupo 'jihadista'] na Síria", lê-se numa declaração publicada hoje na página internet do gabinete do procurador de Ancara.

O ataque de 10 de outubro visou uma manifestação pacifista organizada pela esquerda turca e por ativistas pró-curdos.

O atentado foi o que mais pessoas matou em solo turco.

Responsáveis turcos tinham indicado anteriormente que o ataque foi perpetrado por dois bombistas-suicidas, pelo menos um dos quais turco, e que o Estado Islâmico era o "suspeito 'número um'", embora tenham admitido que os responsáveis podiam ser rebeldes curdos.

Segundo o procurador, o grupo 'jihadista' pretendia com o ataque "adiar as eleições legislativas de 01 de novembro" criando uma situação de "caos e instabilidade".

Lusa

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11