sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Justiça turca diz que atentado de 10 de outubro foi ordenado pelo grupo Estado Islâmico

O atentado que a 10 de outubro matou 102 pessoas e feriu mais de 500 numa marcha pela paz em Ancara foi organizado pelo grupo Estado Islâmico, afirmou hoje o procurador turco encarregado do inquérito.

Emrah Gurel

"Foi determinado que o grupo [que perpetrou o ataque] planeou atentados na Turquia depois de receber instruções diretas da organização terrorista Daesh [acrónimo árabe do grupo 'jihadista'] na Síria", lê-se numa declaração publicada hoje na página internet do gabinete do procurador de Ancara.

O ataque de 10 de outubro visou uma manifestação pacifista organizada pela esquerda turca e por ativistas pró-curdos.

O atentado foi o que mais pessoas matou em solo turco.

Responsáveis turcos tinham indicado anteriormente que o ataque foi perpetrado por dois bombistas-suicidas, pelo menos um dos quais turco, e que o Estado Islâmico era o "suspeito 'número um'", embora tenham admitido que os responsáveis podiam ser rebeldes curdos.

Segundo o procurador, o grupo 'jihadista' pretendia com o ataque "adiar as eleições legislativas de 01 de novembro" criando uma situação de "caos e instabilidade".

Lusa

  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.