sicnot

Perfil

Daesh

EUA enviam forças especiais para a Síria na guerra contra o grupo Estado Islâmico

EUA enviam forças especiais para a Síria na guerra contra o grupo Estado Islâmico

O secretário de Estado norte-americano garante que o envio de forças especiais para a Síria é apenas para combater o grupo Estado Islâmico. John Kerry diz que a intenção de Barack Obama não é interferir na guerra civil, nem na política do presidente Bashar Al-Assad. Os EUA anunciaram ainda que enviarão mais 100 milhões de dólares (90,8 milhões de euros) para ajudar a oposição síria, declarou o secretário de Estado adjunto, Tony Blinken.

De acordo com o responsável, a ajuda pretende fortalecer as instituições locais e provinciais, além de melhorar as infraestruturas de água e luz.

Com estes novos fundos, Washington soma 500 milhões de dólares (454 milhões de euros) de ajuda à oposição moderada ao regime do Presidente Bashar Al-Assad, desde 2012.

Os fundos também servirão para fortalecer a resposta aos serviços de emergência e ajudar os ativistas da sociedade civil.

Segundo um comunicado do Departamento de Estado norte-americano, parte desta nova ajuda inclui uma contribuição adicional de 15 milhões de dólares (13,6 milhões de euros) para o Fundo de Recuperação da Síria/ SRTF, sigla em inglês), para o qual são enviadas as contribuições de 14 países.

Através deste fundo, nos últimos dois anos, as nações doadoras puderam levar a cabo 20 projetos que beneficiaram dois milhões de sírios que vivem nas zonas controladas pela oposição moderada e possibilitaram melhoras no acesso à saúde, alimentos e eletricidade, indicou o Departamento de Estado na sua nota.

O conflito na Síria teve início em março de 2011 e já deixou mais de 250 mil mortos e 13 milhões de refugiados, numa onda de deslocados sem precedentes desde a II Guerra Mundial, segundo dados da ONU.

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.