sicnot

Perfil

Daesh

EUA enviam forças especiais para a Síria na guerra contra o grupo Estado Islâmico

EUA enviam forças especiais para a Síria na guerra contra o grupo Estado Islâmico

O secretário de Estado norte-americano garante que o envio de forças especiais para a Síria é apenas para combater o grupo Estado Islâmico. John Kerry diz que a intenção de Barack Obama não é interferir na guerra civil, nem na política do presidente Bashar Al-Assad. Os EUA anunciaram ainda que enviarão mais 100 milhões de dólares (90,8 milhões de euros) para ajudar a oposição síria, declarou o secretário de Estado adjunto, Tony Blinken.

De acordo com o responsável, a ajuda pretende fortalecer as instituições locais e provinciais, além de melhorar as infraestruturas de água e luz.

Com estes novos fundos, Washington soma 500 milhões de dólares (454 milhões de euros) de ajuda à oposição moderada ao regime do Presidente Bashar Al-Assad, desde 2012.

Os fundos também servirão para fortalecer a resposta aos serviços de emergência e ajudar os ativistas da sociedade civil.

Segundo um comunicado do Departamento de Estado norte-americano, parte desta nova ajuda inclui uma contribuição adicional de 15 milhões de dólares (13,6 milhões de euros) para o Fundo de Recuperação da Síria/ SRTF, sigla em inglês), para o qual são enviadas as contribuições de 14 países.

Através deste fundo, nos últimos dois anos, as nações doadoras puderam levar a cabo 20 projetos que beneficiaram dois milhões de sírios que vivem nas zonas controladas pela oposição moderada e possibilitaram melhoras no acesso à saúde, alimentos e eletricidade, indicou o Departamento de Estado na sua nota.

O conflito na Síria teve início em março de 2011 e já deixou mais de 250 mil mortos e 13 milhões de refugiados, numa onda de deslocados sem precedentes desde a II Guerra Mundial, segundo dados da ONU.

  • Tomadas medidas para evitar danos ambientais após acidente na barra da Armona
    1:49

    País

    Quatro tripulantes foram transportados para o hospital com hipotermia, depois de terem caído ao mar. A embarcação onde seguiam, e que faz trabalhos de reposição de areias, virou-se esta manhã, na ilha da Armona, em Olhão. As autoridades vão abrir um inquérito para apurar as causas do acidente e estão a tomar medidas para evitar danos ambientais, visto que a embarcação transportava 12 mil litros de gasóleo.

  • Papa no Chile em ambiente de contestação à Igreja Católica
    3:13

    Mundo

    O Papa pediu hoje perdão pelos crimes de pedofilia cometidos por membros da Igreja Católica no Chile, referindo que sentiu "dor e vergonha" diante do "dano irreparável" causado às crianças vítimas de abuso sexual. Francisco está a cumprir uma deslocação de três dias ao Chile, onde a contestação à visita e à Igreja se faz sentir. O Papa enfrenta um ambiente hostil na sexta viagem à América Latina, devido à denúncia de abusos sexuais na Igreja.

  • Reviravolta na Operação Fizz
    1:09

    País

    O juiz que vai julgar o chamado processo da Operação Fizz decidiu aceitar as denúncias de Orlando Figueira contra o presidente do Banco Atlântico e o advogado Daniel Proença de Carvalho. As acusações do principal arguido contra o banqueiro Carlos Silva e o advogado Proença de Carvalho podem trazer uma reviravolta ao processo.

  • Apoio psicológico fundamental em Vila Nova da Rainha
    2:19
  • Projeto Bairros Sem Cárie levou 300 pessoas do Seixal ao dentista
    3:08

    País

    Portugal tem dos piores indicadores de saúde oral da Europa e ir ao dentista é quase um luxo. Num país assim ganham ainda mais relevância iniciativas como o projeto Bairros Sem Cárie. 300 pessoas de bairros sociais do Seixal tiveram uma consulta de estomatologia gratuita.

  • Homem rompe a garganta ao tentar impedir espirro

    Mundo

    Impedir um espirro apertando o nariz pode causar sérias lesões. Foi o que aconteceu a um homem na Grã-Bretanha que teve de ser hospitalizado porque sofreu uma rutura na garganta ao apertar boca e nariz ao espirrar.