sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

EUA sem "provas diretas" de terrorismo na queda de avião russo no Sinai

O diretor dos serviços de informações dos Estados Unidos, James Clapper, disse hoje não ter conhecimento de qualquer "prova direta" de terrorismo na queda de um avião comercial russo no Egito.

© Mohamed Abd El Ghany / Reuter

"Ainda não há qualquer prova direta de um envolvimento terrorista", disse Clapper numa conferência sobre segurança e defesa em Washington.

O diretor, que supervisiona a atividade das 16 agências de informações dos Estados Unidos, considerou por outro lado "improvável" que o grupo extremista Estado Islâmico tenha capacidade para atingir um avião àquela altitude, mas acrescentou que "não descartaria" esse cenário.

A companhia aérea do Airbus A321 que se despenhou no sábado no Sinai, MetroJet (Kogalymavia), afirmou hoje que o acidente se deveu a fatores externos e que nenhuma falha técnica pode fazer com que um avião se parta ao meio em pleno voo.

Tanto o Egito como a Rússia desvalorizaram a reivindicação feita por um grupo egípcio afiliado do Estado Islâmico, que afirmou ter derrubado o avião.

O aparelho, que fazia a ligação entre a estância turística egípcia de Sharm el-Sheikh e a cidade russa de São Petersburgo, despenhou-se no sábado no Sinai, matando todas as 224 pessoas a bordo.

Lusa

  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões de animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Gilberto Gil cancela atuação em Israel

    Cultura

    O músico brasileiro Gilberto Gil cancelou a atuação que tinha marcada para Telavive, em Israel, no dia 4 de julho, na sequência de protestos em Gaza durante os quais o exército daquele país matou 60 palestinianos.