sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Estado Islâmico insiste que abateu avião russo no Egito

O grupo extremista Estado Islâmico insistiu hoje que provocou a queda do avião russo que no sábado se despenhou no Sinai, Egito, mas recusou dar para já pormenores do incidente.

Reuters

Numa mensagem áudio divulgada em sites extremistas, o grupo jihadista afirmou que divulgará pormenores do ataque quando entender e desafiou aqueles que duvidam do ataque a demonstrar o que aconteceu.

"Não temos qualquer obrigação de explicar como caiu. Levem os destroços e procurem, levem as caixas negras e analisem-nas e, depois, digam-nos o resultado da vossa investigação", afirmou uma voz masculina na gravação.

"Provem que não o abatemos e como se despenhou. Daremos pormenores sobre como caiu no momento que escolhermos", acrescentou.

O grupo extremista indicou que o abate do avião ocorreu no 17.º dia do mês Muharram do calendário lunar islâmico, primeiro aniversário da declaração de lealdade dos jihadistas egípcios ao Estado Islâmico.

A filial egípcia do grupo extremista já tinha reivindicado no sábado o abate do avião, que se despenhou com 224 pessoas a bordo, mas especialistas manifestaram dúvidas quanto à possibilidade de, àquela altitude, o aparelho ter sido atingido por um míssil disparado do solo.

O apuramento das causas do acidente, que provocou a morte a todos os ocupantes do avião, deverá demorar algum tempo. A análise das duas caixas negras do aparelho, um Airbus A321 da companhia russa MetroJet, foi iniciada na terça-feira no Cairo.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.