sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Operação policial contra rede jihadista em Itália e na Noruega

A polícia italiana anunciou hoje uma operação contra uma rede jihadista na Europa que planeava alegadamente uma série de ações para libertar o seu líder, detido na Noruega.

Os suspeitos são discípulos do mullah Krekar, um pregador fundamentalista curdo que vive na Noruega.

Os suspeitos são discípulos do mullah Krekar, um pregador fundamentalista curdo que vive na Noruega.

© Scanpix Norway / Reuters

A ação policial visou 17 pessoas em toda a Europa, 16 curdos e um kosovar. Seis foram detidos em Itália, quatro no Reino Unido e três na Noruega. Vários suspeitos partiram para o Iraque e Síria para combater nas fileiras do grupo extremista Estado Islâmico (EI), afirmou a polícia.

De acordo com os investigadores, estes suspeitos são discípulos de Najmuddin Ahmad Faraj, conhecido como mullah (mestre) Krekar, um pregador fundamentalista curdo iraquiano de 59 anos, que vive na Noruega desde 1991.

"A importância desta operação é a de ter desmantelado uma célula integrada que incluía, além da Itália, Reino Unido, Noruega, Finlândia, Suíça e Alemanha", declarou a imprensa o comandante Giovanni Governale, um responsável do grupo de operações especiais (ROS) da guarda italiana (Arma dei carabinieri).

A rede desenvolvia as atividades "na internet através de procedimentos 'negros', plataformas pouco conhecidas nas quais se conseguiu entrar", acrescentou.

A operação das forças de segurança permitiu "anular um processo de recrutamento, de envio para combate no estrangeiro", precisou.

O comandante Governale afirmou que o grupo "preparava-se para continuar o envio para o estrangeiro de vários jihadistas", tal como "atentados, incluindo atentados suicidas, para tentar libertar o líder, mullah Krekar".

Na Noruega, o mullah Krekar é considerado como uma ameaça à segurança do país e, em 2003, foi decretada ordem de expulsão que ainda não foi executada por não existirem garantias sobre o que lhe pode acontecer no Iraque, onde pode ser condenado à pena de morte e executado.

Krekar fundou o grupo fundamentalista Ansar al-Islam, mas afirmou já ter abandonado a liderança do grupo em 2002. Juntamente com este grupo, Krekar foi incluído na lista de pessoas e organizações terroristas dos Estados Unidos e da ONU.

Lusa

  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.