sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Operação policial contra rede jihadista em Itália e na Noruega

A polícia italiana anunciou hoje uma operação contra uma rede jihadista na Europa que planeava alegadamente uma série de ações para libertar o seu líder, detido na Noruega.

Os suspeitos são discípulos do mullah Krekar, um pregador fundamentalista curdo que vive na Noruega.

Os suspeitos são discípulos do mullah Krekar, um pregador fundamentalista curdo que vive na Noruega.

© Scanpix Norway / Reuters

A ação policial visou 17 pessoas em toda a Europa, 16 curdos e um kosovar. Seis foram detidos em Itália, quatro no Reino Unido e três na Noruega. Vários suspeitos partiram para o Iraque e Síria para combater nas fileiras do grupo extremista Estado Islâmico (EI), afirmou a polícia.

De acordo com os investigadores, estes suspeitos são discípulos de Najmuddin Ahmad Faraj, conhecido como mullah (mestre) Krekar, um pregador fundamentalista curdo iraquiano de 59 anos, que vive na Noruega desde 1991.

"A importância desta operação é a de ter desmantelado uma célula integrada que incluía, além da Itália, Reino Unido, Noruega, Finlândia, Suíça e Alemanha", declarou a imprensa o comandante Giovanni Governale, um responsável do grupo de operações especiais (ROS) da guarda italiana (Arma dei carabinieri).

A rede desenvolvia as atividades "na internet através de procedimentos 'negros', plataformas pouco conhecidas nas quais se conseguiu entrar", acrescentou.

A operação das forças de segurança permitiu "anular um processo de recrutamento, de envio para combate no estrangeiro", precisou.

O comandante Governale afirmou que o grupo "preparava-se para continuar o envio para o estrangeiro de vários jihadistas", tal como "atentados, incluindo atentados suicidas, para tentar libertar o líder, mullah Krekar".

Na Noruega, o mullah Krekar é considerado como uma ameaça à segurança do país e, em 2003, foi decretada ordem de expulsão que ainda não foi executada por não existirem garantias sobre o que lhe pode acontecer no Iraque, onde pode ser condenado à pena de morte e executado.

Krekar fundou o grupo fundamentalista Ansar al-Islam, mas afirmou já ter abandonado a liderança do grupo em 2002. Juntamente com este grupo, Krekar foi incluído na lista de pessoas e organizações terroristas dos Estados Unidos e da ONU.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.