sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Desmantelada célula do Estado Islâmico que planeava ataques em Marrocos

O Governo marroquino anunciou hoje que a polícia desmantelou uma célula terrorista ativa em Beni Melal, no centro de Marrocos, que jurou fidelidade ao autoproclamado Estado Islâmico (EI) e planeava atentados no país.

(Arquivo)

(Arquivo)

© STR New / Reuters

Num comunicado, o Ministério do Interior marroquino, citado pela agência EFE, refere que a célula integrava quatro elementos e preparava um "plano terrorista perigoso" com o objetivo de "atentar contra a estabilidade e segurança" de Marrocos.

As investigações, prossegue-se no comunicado, revelaram que o cabecilha da célula tinha "vínculos estreitos" com 'jihadistas' marroquinos que combatem ao lado do EI na Síria e no Iraque, "com quem coordenava o apoio logístico" necessário para as suas atividades.

O desmantelamento da célula deu-se numa altura em que se vive no mundo um alerta mundial contra a ameaça terrorista, na sequência dos atentados perpetrados na sexta-feira à noite em Paris, que provocaram pelo menos 129 mortos e mais de 350 feridos.

No sábado, a polícia marroquina deteve um presumível terrorista na cidade de Nador, norte do país, que, alegadamente, planeava atentados em Marrocos e uma igreja não especificada na Europa.

Segundo um relatório recente do Ministério do Interior marroquino, 1.055 marroquinos está a combater ao lado de vários grupos terroristas na Síria e no Iraque, 719 dos quais diretamente com o EI.

O documento adianta, por outro lado, que 405 combatentes marroquinos morreram em combate, 346 na Síria e no Iraque.

Nos últimos meses, Marrocos tem intensificado os controlos de segurança para enfrentar a ameaça terrorista, tendo tomado várias medidas, como o endurecimento da legislação antiterrorista e o destacamento de forças especiais - conhecidas por "Hadar" - para locais estratégicos no país.

Nesse quadro, criou também o Gabinete Central de Investigações Judiciais (BCIJ, uma espécie de FBI marroquino).

Lusa

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.

  • Pavilhão Carlos Lopes esteve encerrado durante 14 anos
    2:27