sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Jihadistas tinham planos contra a cimeira do G20

A célula jihadista do autodenominado Estado Islâmico, que causou a morte a 102 pessoas em outubro num duplo atentado suicida em Ancara, Turquia, tinha planos contra a cimeira do G20, que terminou segunda-feira em Antalya, revelam os media turcos.

© Jonathan Ernst / Reuters

A investigação aos computadores que a polícia encontrou nas casas dos jihadistas vinculados ao atentado de Ancara apontava para o facto de a cimeira do G20 ser um alvo e que estes tinham "feito explorações" nos hotéis onde os líderes mundiais estiveram alojados.

Os planos contra a reunião dos líderes mundiais foram encontrados no computador de Yunus Durmaz, procurado pela polícia e que é considerado um dos cérebros do atentado de Ancara, de acordo com o diário turco Hurriyet.

As forças de segurança também encontraram na casa de Durmaz, em Gaziantep, uma cidade junto à fronteira com a Síria, um depósito de armas.

A documentação intercetada revelou também que os jihadistas tinham estabelecido 26 objetivos, em 18 províncias turcas, entre os quais a comunidade judia e grupos turcos de esquerda.

Por causa destes indícios, foram tomadas medidas adicionais de segurança em Antalya, onde estiveram destacados 12.000 polícias.

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.