sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Hollande e Cameron discutem hoje luta contra terrorismo

O presidente francês, François Hollande, recebe hoje no Eliseu o primeiro-ministro britânico, David Cameron, para discutirem a luta contra o terrorismo e a Síria, após os atentados de Paris, que causaram 130 mortos.

© Eric Gaillard / Reuters

Na sequência dos atentados reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), Hollande defendeu a criação de uma coligação alargada para lutar contra os 'jihadistas' na Síria e no Iraque.

O encontro com Cameron, previsto para as 08:30 locais (07:30 em Lisboa), dá início a uma intensa semana de contactos diplomáticos. O presidente francês desloca-se a Washington e a Moscovo, para encontros com Barack Obama e Vladimir Putin, e recebe a chanceler alemã, Angela Merkel, em Paris.

O Reino Unido forneceu já uma fragata para integrar o grupo aeronaval liderado pelo porta-aviões francês Charles de Gaulle, que chegou no fim de semana ao Mediterrâneo oriental.

Por outro lado, Cameron pressiona no sentido de um maior envolvimento do seu país no combate contra os 'jihadistas' na Síria, mas enfrenta resistências no parlamento.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou na sexta-feira por unanimidade uma resolução, apresentada pela França, autorizando "todas as medidas necessárias" para combater o EI.

O texto apela aos Estados-membros da ONU para "redobrarem e coordenarem os esforços para prevenir e reprimir ataques terroristas" cometidos por aquele grupo extremista, que o Conselho de Segurança classificou de "ameaça mundial e sem precedente contra a paz e a segurança internacionais".

Os atentados de 13 de novembro na capital francesa mataram 130 pessoas e deixaram feridas cerca de 350 pessoas.

Os "ataques terroristas sem precedentes no país", como foram classificados pelo presidente francês, ocorreram em vários locais de Paris, entre eles uma sala de espetáculos e o Estádio de França, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções da casa e da Alemanha.

Lusa

  • Hollande e Cameron visitam Bataclan

    Ataques em Paris

    O Presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, visitaram hoje de manhã ao Bataclan, a sala de espetáculos parisiense, alvo dos atentados terroristas de 13 de novembro, que fizeram 130 mortos.

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.