sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

John Kerry diz que luta contra o Daesh tem de ser intensificada

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou hoje que o combate contra o Daesh "tem de ser intensificado", porque o grupo extremista não está a enfraquecer, mas acabará por ser derrotado.

Jacquelyn Martin

Em entrevista à televisão norte-americana NBC News a partir de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), onde realiza uma visita oficial, John Kerry defendeu a estratégia do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, contra o grupo extremista.

" (A luta) tem de ser intensificada, o ritmo tem de aumentar, e é preciso fazer mais e o mundo entende isso", afirmou Kerry.

"Não acredito que alguém pense que está a ocorrer suficientemente rápida (a derrota do grupo extremista) e estamos a intensificar as nossas medidas", acrescentou.

O chefe da diplomacia norte-americana afirmou que o Presidente Barack Obama "tomou decisões importantes", incluindo colocar mais forças especiais na Síria e deu "passos adicionais", que não podem ser revelados publicamente.

"Estou absolutamente convencido de que, se dermos mais intensidade ao que já estamos a fazer e com uma frente unida, o Daesh será derrotado", afirmou.

John Kerry reuniu-se hoje em Abu Dhabi com o príncipe herdeiro Mohamed bin Zaid al Nahian, com que decidiu "acelerar a derrota do grupo extremista Estado Islâmico".

Na terça-feira, John Kerry inicia uma visita oficial a Israel e à Palestina com baixas perspetivas para relançar o processo de paz entre ambos, mas com o objetivo de convencer uns e outros a alcançar objetivos limitados, incluindo gestos de boa vontade e pôr fim à onda de violência que atinge a zona desde o início de outubro.

Lusa

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Trump e os jornalistas: uma relação (su)rreal
    2:08
  • Novo campo de refugiados construído em Mossul

    Mundo

    Um novo campo de refugiados foi construído em Mossul, no Iraque. Com cerca de 4 mil tendas, foi construído durante 45 dias para albergar os deslocados que se prevê que aumentem com a atual ofensiva militar na zona ocidental da cidade.