sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

John Kerry diz que luta contra o Daesh tem de ser intensificada

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou hoje que o combate contra o Daesh "tem de ser intensificado", porque o grupo extremista não está a enfraquecer, mas acabará por ser derrotado.

Jacquelyn Martin

Em entrevista à televisão norte-americana NBC News a partir de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), onde realiza uma visita oficial, John Kerry defendeu a estratégia do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, contra o grupo extremista.

" (A luta) tem de ser intensificada, o ritmo tem de aumentar, e é preciso fazer mais e o mundo entende isso", afirmou Kerry.

"Não acredito que alguém pense que está a ocorrer suficientemente rápida (a derrota do grupo extremista) e estamos a intensificar as nossas medidas", acrescentou.

O chefe da diplomacia norte-americana afirmou que o Presidente Barack Obama "tomou decisões importantes", incluindo colocar mais forças especiais na Síria e deu "passos adicionais", que não podem ser revelados publicamente.

"Estou absolutamente convencido de que, se dermos mais intensidade ao que já estamos a fazer e com uma frente unida, o Daesh será derrotado", afirmou.

John Kerry reuniu-se hoje em Abu Dhabi com o príncipe herdeiro Mohamed bin Zaid al Nahian, com que decidiu "acelerar a derrota do grupo extremista Estado Islâmico".

Na terça-feira, John Kerry inicia uma visita oficial a Israel e à Palestina com baixas perspetivas para relançar o processo de paz entre ambos, mas com o objetivo de convencer uns e outros a alcançar objetivos limitados, incluindo gestos de boa vontade e pôr fim à onda de violência que atinge a zona desde o início de outubro.

Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47