sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Polícia australiana alerta para grupo de jihadistas no país

A polícia australiana alertou para a existência de um "pequeno grupo" de 'jihadistas' no país, incluindo menores de idade, capazes de perpetrar atos terroristas na Austrália, informam hoje meios de comunicação locais.

© Daniel Munoz / Reuters

"Não há dúvida de que há um pequeno grupo em Sydney ligado a uma atividade que procura perturbar o estilo de vida australiano", disse Neil Gaughan, chefe da divisão antiterrorismo da polícia federal da Austrália, à televisão ABC.

Neil Gaughan apontou para a existência de um grupo de 19 pessoas, cujas identidades não foram reveladas, sete das quais se encontram na prisão.

Desde 2014, a polícia australiana deteve mais de 30 pessoas acusadas de delitos ligados ao terrorismo.

Em setembro do ano passado, a Austrália elevou o nível de alerta terrorista de "médio" para "alto" pela primeira vez em dez anos.

À luz do sistema australiano, o nível "alto" significa que é "provável" a ocorrência de um atentado terrorista.

Desde então, as autoridades têm levado a cabo uma série de operações antiterrorismo de larga escala, tendo o alarme sido agravado pela partida de mais de uma centena de australianos para o Iraque e para a Síria para combaterem nas fileiras dos 'jihadistas' do Daesh.

Lusa

  • Confrontos durante manifestações pró e contra política de imigração na Austrália

    Crise Migratória na Europa

    Dezenas de pessoas envolveram-se em confrontos na Austrália durante manifestações a favor e contra a entrada de imigrantes muçulmanos no país. Os manifestantes de extrema-direita alegam que a onda de imigração põe em causa a defesa da identidade nacional. Na reação, vários grupos antirracistas apelaram à paz. Dezenas de pessoas acabaram por evolver-se em confrontos com a polícia, seis pessoas foram detidas.

  • Sete pessoas morreram num acidente de helicóptero na Nova Zelândia

    Mundo

    Sete pessoas morreram num acidente de helicóptero na Nova Zelândia. O aparelho despenhou-se sobre um glaciar na costa oeste da ilha Sul. A chuva intensa terá estado na origem do acidente. Além do piloto, a bordo seguiam quatro turistas do Reino Unido e dois da Austrália. Pelo menos, três corpos foram recuperados. Devido às dificuldades de acesso ao local, as operações de resgate devem prolongar-se durante os próximos dias.

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Encontrados dez sobreviventes no hotel engolido por avalanche em Itália
    1:44
  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.