sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Hollande analisa com Obama ofensiva contra Daesh

O presidente francês, François Hollande, desloca-se hoje a Washington para uma reunião com o seu homólogo norte-americano, Barack Obama, para a criação de uma coligação contra o Daesh na Síria e no Iraque.

© Kevin Lamarque / Reuters

O chefe de Estado de França iniciou na segunda-feira uma maratona de contactos diplomáticos ao receber o primeiro-ministro britânico, David Cameron, junto de quem sublinhou a necessidade de intensificar os bombardeamentos contra o Daesh, e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Para quarta-feira, Hollande tem programado um encontro de trabalho com a chanceler alemã, Angela Merkel, e da sua agenda de quinta-feira consta uma reunião com o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, que será recebido em Paris horas antes de o presidente partir para Moscovo, onde estará com o presidente russo, Vladimir Putin.

Na sexta-feira, Hollande presidirá, em Paris, a uma homenagem nacional às vítimas dos atentados, seguindo logo após para Malta, onde participa numa cimeira da Commonwealth dedicada ao clima.

Domingo, François Hollande recebe o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, e o presidente da China, Xi Jinping.

François Hollande deu início ao conjunto de reuniões com líderes políticos na sequência dos atentados do passado dia 13 em Paris, reivindicados pelo EI, que provocaram 130 mortos e cerca de 350 feridos.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. W. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..