sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Libertados dois suspeitos de preparar atentado em Berlim

Os dois homens que a polícia alemã deteve quinta-feira em Berlim por suspeitas de preparação de um atentado terrorista foram hoje postos em liberdade por não terem sido encontradas provas do respetivo envolvimento, disse fonte oficial.

© Fabrizio Bensch / Reuters

Um porta-voz da polícia alemã lembrou que a detenção ocorreu depois de ter sido detetado um automóvel suspeito na sequência de uma investigação a uma mesquita e a um centro cultural em Berlim, veículo que as forças de segurança locais julgaram conter explosivos, o que não veio a confirmar-se.

As autoridades alemãs relacionaram os dois suspeitos, um sírio de 28 anos e um tunisino de 46, com a organização terrorista Estado Islâmico (EI), Daesh, e consideraram-nos "potencialmente perigosos".

Segundo as informações difundidas por vários órgãos de comunicação social alemães, as suspeitas iniciais apontavam para a ideia de que os dois suspeitos planeavam transportar os explosivos para Dortmund (leste da Alemanha) para perpetrar um atentado terrorista.

Face aos receios de uma explosão, a vistoria feita ao automóvel, o que obrigou à evacuação das pessoas de todos os edifícios num raio de 300 metros em redor, acabou por não confirmar as suspeitas.

A mesquita investigada, situada no bairro berlinês de Charlottenurg, não está sob observação permanente dos organismos de segurança alemães.

Lusa

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.