sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Libertados dois suspeitos de preparar atentado em Berlim

Os dois homens que a polícia alemã deteve quinta-feira em Berlim por suspeitas de preparação de um atentado terrorista foram hoje postos em liberdade por não terem sido encontradas provas do respetivo envolvimento, disse fonte oficial.

© Fabrizio Bensch / Reuters

Um porta-voz da polícia alemã lembrou que a detenção ocorreu depois de ter sido detetado um automóvel suspeito na sequência de uma investigação a uma mesquita e a um centro cultural em Berlim, veículo que as forças de segurança locais julgaram conter explosivos, o que não veio a confirmar-se.

As autoridades alemãs relacionaram os dois suspeitos, um sírio de 28 anos e um tunisino de 46, com a organização terrorista Estado Islâmico (EI), Daesh, e consideraram-nos "potencialmente perigosos".

Segundo as informações difundidas por vários órgãos de comunicação social alemães, as suspeitas iniciais apontavam para a ideia de que os dois suspeitos planeavam transportar os explosivos para Dortmund (leste da Alemanha) para perpetrar um atentado terrorista.

Face aos receios de uma explosão, a vistoria feita ao automóvel, o que obrigou à evacuação das pessoas de todos os edifícios num raio de 300 metros em redor, acabou por não confirmar as suspeitas.

A mesquita investigada, situada no bairro berlinês de Charlottenurg, não está sob observação permanente dos organismos de segurança alemães.

Lusa

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos únicos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.

  • Tiroteio em Espanha causa três mortos

    Mundo

    Um tiroteio na cidade espanhola de Teruel, na região de Aragão, fez esta quinta-feira três mortos, entre os quais dois elementos da Guardia Civil. O atirador está em fuga.

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • Os Simpsons já sabiam em 1998 que a Fox iria pertencer à Disney

    Cultura

    Os Simpsons acertaram outra vez. Algo que tem acontecido regularmente nos últimos tempos, com a eleição de Donald Trump, o aparecimento do vírus Ébola ou o escândalo dos Panama Papers. Desta vez, a previsão remonta a 1998, quando a série previu que a 20th Century Fox iria pertencer à Disney.

    SIC