sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh obriga mulheres a tapar olhos com véu no nordeste da Síria

O Daesh obrigou as mulheres a cobrir os olhos com o véu, em zonas da província de <, no nordeste da Síria, indicou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, citando ativistas naquela área.

As mulheres são obrigada a usar hijab nos territórios controlados pelo Daesh.

As mulheres são obrigada a usar hijab nos territórios controlados pelo Daesh.

© Stringer . / Reuters

De acordo com a organização não-governamental, os 'jihadistas' estão a cobrar uma multa de um grama de ouro a todas as mulheres que usem um 'niqab' que não cubra os olhos.

O 'niqab' é um tipo de véu que tapa todo o corpo, incluindo o rosto, e que por vezes tem uma ou duas aberturas à altura dos olhos para permitir a visão.

A sua versão mais radical é o véu que os extremistas do Estado Islâmico (EI) impuseram, que não deixa à vista qualquer parte do corpo da mulher.

Por outro lado, o observatório acrescentou que na cidade de Al-Mayadin, o principal bastião do EI no leste de Deir al-Zur, os 'jihadistas' também estão a obrigar os proprietários de lojas que cometem "irregularidades" a pagar multas em gramas de ouro.

O EI, de tendência radical sunita, proclamou em finais de junho de 2014 um califado na Síria e no Iraque, onde tomou partes do território do norte e do centro de ambos os países.

Nas áreas que controla, o movimento aplica uma versão extremista da 'sharia', ou lei islâmica, mediante a ameaça de castigos atrozes, que incluem a morte por decapitação e ser queimado vivo ou atirado do topo de um edifício, o que acontece com os homossexuais.

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16