sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh obriga mulheres a tapar olhos com véu no nordeste da Síria

O Daesh obrigou as mulheres a cobrir os olhos com o véu, em zonas da província de <, no nordeste da Síria, indicou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, citando ativistas naquela área.

As mulheres são obrigada a usar hijab nos territórios controlados pelo Daesh.

As mulheres são obrigada a usar hijab nos territórios controlados pelo Daesh.

© Stringer . / Reuters

De acordo com a organização não-governamental, os 'jihadistas' estão a cobrar uma multa de um grama de ouro a todas as mulheres que usem um 'niqab' que não cubra os olhos.

O 'niqab' é um tipo de véu que tapa todo o corpo, incluindo o rosto, e que por vezes tem uma ou duas aberturas à altura dos olhos para permitir a visão.

A sua versão mais radical é o véu que os extremistas do Estado Islâmico (EI) impuseram, que não deixa à vista qualquer parte do corpo da mulher.

Por outro lado, o observatório acrescentou que na cidade de Al-Mayadin, o principal bastião do EI no leste de Deir al-Zur, os 'jihadistas' também estão a obrigar os proprietários de lojas que cometem "irregularidades" a pagar multas em gramas de ouro.

O EI, de tendência radical sunita, proclamou em finais de junho de 2014 um califado na Síria e no Iraque, onde tomou partes do território do norte e do centro de ambos os países.

Nas áreas que controla, o movimento aplica uma versão extremista da 'sharia', ou lei islâmica, mediante a ameaça de castigos atrozes, que incluem a morte por decapitação e ser queimado vivo ou atirado do topo de um edifício, o que acontece com os homossexuais.

Lusa

  • A história de João Ricardo
    10:37
  • Parceiros sociais começam hoje debate sobre salário mínimo

    Economia

    Os parceiros sociais reúnem-se hoje com o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, para iniciarem a discussão sobre a atualização do salário mínimo para o próximo ano, com as centrais sindicais e confederações patronais a assumirem posições divergentes.Em cima da mesa estarão as propostas das centrais sindicais, com a CGTP a exigir 600 euros a partir de janeiro de 2018 e a UGT a reivindicar 585 euros como ponto de partida para a negociação.

  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • "No fim, logo se vê" se foram quatro anos de uma legislatura perdida
    1:28

    País

    Pedro Passos Coelho acusa o Governo de perder uma legislatura. O presidente do PSD diz que "no fim, logo se vê" se foram ou não quatro anos de oportunidade perdida para o país. No último Conselho Nacional antes das eleições diretas do partido, Passos acusou o Executivo de perder o rumo e apontou os casos do Infarmed e do aumento do preço da água como exemplos de desorientação.

  • Marcelo apoia novo Mecanismo Europeu de Proteção Civil
    0:44

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa considera o novo Mecanismo de Proteção Civil uma ideia muito boa, que tem todo o apoio do Governo e do Presidente da República. Marcelo apenas lamenta que o modelo não existisse durante os incêndios deste ano.