sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh obriga mulheres a tapar olhos com véu no nordeste da Síria

O Daesh obrigou as mulheres a cobrir os olhos com o véu, em zonas da província de <, no nordeste da Síria, indicou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, citando ativistas naquela área.

As mulheres são obrigada a usar hijab nos territórios controlados pelo Daesh.

As mulheres são obrigada a usar hijab nos territórios controlados pelo Daesh.

© Stringer . / Reuters

De acordo com a organização não-governamental, os 'jihadistas' estão a cobrar uma multa de um grama de ouro a todas as mulheres que usem um 'niqab' que não cubra os olhos.

O 'niqab' é um tipo de véu que tapa todo o corpo, incluindo o rosto, e que por vezes tem uma ou duas aberturas à altura dos olhos para permitir a visão.

A sua versão mais radical é o véu que os extremistas do Estado Islâmico (EI) impuseram, que não deixa à vista qualquer parte do corpo da mulher.

Por outro lado, o observatório acrescentou que na cidade de Al-Mayadin, o principal bastião do EI no leste de Deir al-Zur, os 'jihadistas' também estão a obrigar os proprietários de lojas que cometem "irregularidades" a pagar multas em gramas de ouro.

O EI, de tendência radical sunita, proclamou em finais de junho de 2014 um califado na Síria e no Iraque, onde tomou partes do território do norte e do centro de ambos os países.

Nas áreas que controla, o movimento aplica uma versão extremista da 'sharia', ou lei islâmica, mediante a ameaça de castigos atrozes, que incluem a morte por decapitação e ser queimado vivo ou atirado do topo de um edifício, o que acontece com os homossexuais.

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.