sicnot

Perfil

Daesh

Turquia acusa Rússia de "propaganda soviética"

Turquia acusa Rússia de "propaganda soviética"

O Governo turco rejeita as acusações russas de apoio ao Estado Islâmico. O primeiro-ministro diz que Vladimir Putin está a fazer propaganda.

O presidente russo insistiu hoje na acusação de que a Turquia "está a encher os bolsos com petróleo roubado" na Síria e Iraque, com as autoridades turcas a qualificarem as afirmações como "mais propaganda soviética".

Em Moscovo, numa intervenção no Parlamento sobre o Estado da Nação, Vladimir Putin disse saber quem na Turquia "enche os bolsos com o petróleo roubado", aludindo ao presidente turco, Recep Erdogan, e respetiva família, acusados pelo chefe de Estadio russo de serem quem beneficia com o negócio do crude saqueado pelo Estado Islâmico (EI).

Putin ressalvou que não esquecerá o ataque da Turquia ao bombardeiro SU-24 russo, que considerou "crime de guerra", ressalvando, porém, que Moscovo não irá recorrer às armas para responder a Ancara.

"Não esperem uma reação nervosa e histérica, perigosa para nós próprios e para o resto do mundo", afirmou Putin, indicando que a resposta russa ao incidente não se limitará às sanções económicas anunciadas esta semana contra a Turquia, que incluem o fecho do mercado russo a produtos alimentares turcos.

"Se alguém pensa que cometer um crime de guerra e assassinar a nossa gente lhes custará apenas uns tomates engana-se. Voltaremos a recordar o que fizeram e ainda o vão lamentar mais de uma vez. Sabemos o que devemos fazer", avisou Putin, sem adiantar pormenores.

O presidente russo salientou não compreender as razões que levaram as autoridades turcas a ordenar o derrube do aparelho que, segundo Ancara, violou o espaço aéreo turco ao sobrevoar a fronteira turco-síria.

"Só Alá saberá por que o fizeram. Parece que Alá decidiu castigar o bando de governantes da Turquia, acabando-lhes com a sensatez", concluiu Putin, numa intervenção a que assistiram as viúvas do piloto russo abatido e de um soldado de infantaria que também viria a morrer nas operações de resgate do aparelho abatido.

Em Ancara, o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, já respondeu às acusações russas e considerou-as "propaganda soviética".

"Durante a Guerra Fria, existia uma máquina de propaganda soviética, em que divulgavam as mensagens tipo Pravda (nome do extinto jornal do Partido Comunista da União Soviética). Pensamos que o período soviético da Rússia tinha desaparecido mas reapareceu. Esta forma de recorrer a métodos de propaganda para esconder os problemas com os seus vizinhos está a voltar aos poucos", afirmou o chefe do executivo turco.

"Ninguém presta atenção nem credibilidade a essa máquina de propaganda soviética", disse o chefe do Governo islâmico-conservador turco.

Apesar das tensões, os ministros dos negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, e turco, Mevlut Cavusoglu, deverão reunir-se hoje em Belgrado, à margem de um encontro ministerial da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), o primeiro desde o início da crise.

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.