sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Vídeo mostra crianças do Daesh a matar sírios mantidos cativos

O grupo extremista Daesh colocou hoje na Internet um vídeo em que seis crianças-soldado matam elementos das forças de segurança sírias mantidos em cativeiro pelos "jihadistas".

Lefteris Pitarakis

Intitulado "Para os Filhos de Judeus," o vídeo mostra dezenas de rapazes com idades próximas dos 10 anos a estudar textos religiosos e a aprender técnicas de combate corpo-a-corpo.

Seis deles são, então, escolhidos pelo seu instrutor para "enviar uma mensagem" aos oponentes do Daesh, executando elementos das forças de segurança sírias mantidos em cativeiro pelo grupo 'jihadista'.

No vídeo, cada um dos seis rapazes selecionados é visto a correr através de uma fortaleza em ruínas, com música dramática e cenas de ação, até encontrar um prisioneiro.

Para cada detido é indicado o nome, o ano de nascimento e o seu papel nas forças de segurança ou em milícias pró-governamentais, após o que os rapazes os executam, sendo cinco mortos a tiro e um por degolação.

Na introdução, o vídeo informa ter sido filmado em "Wilayat al-Kheir", nome dado pelo grupo à província síria de Deir Ezzor.

De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, o Daesh recrutou mais de 1.100 crianças desde o início de 2015, tendo sido já mortas mais de 50.

O grupo extremista tem um programa que providencia intenso treino militar e religioso a crianças em zonas da Síria que estão sob o seu controlo e tem vindo cada vez mais a usá-las para executar prisioneiros.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.