sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Vídeo mostra crianças do Daesh a matar sírios mantidos cativos

O grupo extremista Daesh colocou hoje na Internet um vídeo em que seis crianças-soldado matam elementos das forças de segurança sírias mantidos em cativeiro pelos "jihadistas".

Lefteris Pitarakis

Intitulado "Para os Filhos de Judeus," o vídeo mostra dezenas de rapazes com idades próximas dos 10 anos a estudar textos religiosos e a aprender técnicas de combate corpo-a-corpo.

Seis deles são, então, escolhidos pelo seu instrutor para "enviar uma mensagem" aos oponentes do Daesh, executando elementos das forças de segurança sírias mantidos em cativeiro pelo grupo 'jihadista'.

No vídeo, cada um dos seis rapazes selecionados é visto a correr através de uma fortaleza em ruínas, com música dramática e cenas de ação, até encontrar um prisioneiro.

Para cada detido é indicado o nome, o ano de nascimento e o seu papel nas forças de segurança ou em milícias pró-governamentais, após o que os rapazes os executam, sendo cinco mortos a tiro e um por degolação.

Na introdução, o vídeo informa ter sido filmado em "Wilayat al-Kheir", nome dado pelo grupo à província síria de Deir Ezzor.

De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, o Daesh recrutou mais de 1.100 crianças desde o início de 2015, tendo sido já mortas mais de 50.

O grupo extremista tem um programa que providencia intenso treino militar e religioso a crianças em zonas da Síria que estão sob o seu controlo e tem vindo cada vez mais a usá-las para executar prisioneiros.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22