sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Conselho de Segurança organiza reunião inédita de ministros de Finanças

O secretário do Tesouro norte-americano, Jacob Lew, vai presidir a uma reunião inédita dos ministros das Finanças dos países com assento no Conselho de Segurança das Nações Unidas, para discutir o combate ao financiamento do terrorismo.

MIGUEL A. LOPES

O encontro, que decorre a 17 de dezembro na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, vai centrar-se no Daesh, e espera-se que dele resulte a adoção de uma resolução que permita bloquear as fontes de financiamento dos grupos terroristas, de acordo com um comunicado do Tesouro norte-americano.

Na mesma nota, a instituição realça que será a primeira vez que os países do Conselho de Segurança chama a reunir os seus ministros das Finanças, o que demonstra "o trabalho crescentemente especializado que é necessário para combater o terrorismo".

Cortar o acesso do Daesh ao sistema financeiro internacional e interromper o seu financiamento são medidas "críticas para de forma eficaz combater este violento grupo terrorista", declarou Lew na declaração.

"Uma frente internacional e unida é vital para atingir esse objetivo", acrescentou.

O Tesouro norte-americano desencadeou esforços significativos para rastrear e combater o financiamento do terrorismo desde que os Estados Unidos foram alvos de ataques da Al-Qaida em setembro de 2001.

Com Lusa

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35

    País

    A data para as próximas eleições autárquicas já gerou consenso. 1 de outubro é a data pedida pelos vários partidos ouvidos esta segunda-feira por António Costa. Na próxima quinta-feira, no Conselho de Ministros, o dia de ir às urnas vai ser escolhido.