sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Conselho de Segurança organiza reunião inédita de ministros de Finanças

O secretário do Tesouro norte-americano, Jacob Lew, vai presidir a uma reunião inédita dos ministros das Finanças dos países com assento no Conselho de Segurança das Nações Unidas, para discutir o combate ao financiamento do terrorismo.

MIGUEL A. LOPES

O encontro, que decorre a 17 de dezembro na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, vai centrar-se no Daesh, e espera-se que dele resulte a adoção de uma resolução que permita bloquear as fontes de financiamento dos grupos terroristas, de acordo com um comunicado do Tesouro norte-americano.

Na mesma nota, a instituição realça que será a primeira vez que os países do Conselho de Segurança chama a reunir os seus ministros das Finanças, o que demonstra "o trabalho crescentemente especializado que é necessário para combater o terrorismo".

Cortar o acesso do Daesh ao sistema financeiro internacional e interromper o seu financiamento são medidas "críticas para de forma eficaz combater este violento grupo terrorista", declarou Lew na declaração.

"Uma frente internacional e unida é vital para atingir esse objetivo", acrescentou.

O Tesouro norte-americano desencadeou esforços significativos para rastrear e combater o financiamento do terrorismo desde que os Estados Unidos foram alvos de ataques da Al-Qaida em setembro de 2001.

Com Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27