sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Conselho de Segurança organiza reunião inédita de ministros de Finanças

O secretário do Tesouro norte-americano, Jacob Lew, vai presidir a uma reunião inédita dos ministros das Finanças dos países com assento no Conselho de Segurança das Nações Unidas, para discutir o combate ao financiamento do terrorismo.

MIGUEL A. LOPES

O encontro, que decorre a 17 de dezembro na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, vai centrar-se no Daesh, e espera-se que dele resulte a adoção de uma resolução que permita bloquear as fontes de financiamento dos grupos terroristas, de acordo com um comunicado do Tesouro norte-americano.

Na mesma nota, a instituição realça que será a primeira vez que os países do Conselho de Segurança chama a reunir os seus ministros das Finanças, o que demonstra "o trabalho crescentemente especializado que é necessário para combater o terrorismo".

Cortar o acesso do Daesh ao sistema financeiro internacional e interromper o seu financiamento são medidas "críticas para de forma eficaz combater este violento grupo terrorista", declarou Lew na declaração.

"Uma frente internacional e unida é vital para atingir esse objetivo", acrescentou.

O Tesouro norte-americano desencadeou esforços significativos para rastrear e combater o financiamento do terrorismo desde que os Estados Unidos foram alvos de ataques da Al-Qaida em setembro de 2001.

Com Lusa

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.