sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Tunísia estima que 700 mulheres saíram para o Daesh

Cerca de 700 mulheres tunisinas viajaram para a Síria e o Iraque para se juntarem como voluntárias às fileiras do grupo autoproclamado como Estado Islâmico (Daesh, no acrónimo em árabe), revelou hoje a ministra para os Assuntos da Mulher.

© Mario Anzuoni / Reuters

Durante uma intervenção do parlamento, Samira Merai garantiu que o país está a observar uma mudança de tendência, com cada vez mais mulheres vinculadas aos movimentos radicais e ativas em operações de terrorismo.

"Constatámos uma evolução na natureza do terrorismo. Hoje existem 700 mulheres (tunisinas) na Síria, mas também existem tunisinas na prisão aqui" por delitos relacionados com a integração nestes movimentos, sublinhou a governante.

A Tunísia é considerado o país com mais cidadãos nas fileiras daquele grupo, que também já está presente na Líbia, com cerca de cinco mil pessoas, segundo os números oficiais, enquanto outras estimativas apontam para oito mil.

Este país norte-africano sofreu este ano três atentados terroristas, que causaram a morte a 72 pessoas, 60 das quais turistas estrangeiros.

Lusa

  • Moção de censura "dá voz à indignação de muitos portugueses"
    1:13

    País

    O CDS entregou, no gabinete do presidente da Assembleia da República, a moção de censura ao Governo. O deputado Nuno Magalhães diz que o documento é a voz de todos os portugueses que ficaram indignados com a falência dos serviços do Estado nos incêndios e acrescenta ainda que cabe agora aos partidos da esquerda avaliarem se houve falhas e se foram graves o suficiente para censurarem o Governo.

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.