sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Célula do Daesh poderá estar na Tailândia para atacar russos

A Polícia da Tailândia afirmou hoje que conta com informações de que uma célula composta por dez membros do grupo extremista Daesh se encontra desde outubro no país com o objetivo de atentar contra cidadãos russos.

Foto de Abdelhamid Abaaoud, publicada na revista online Dabig, órgão de propaganda no Daesh, o autoproclamado Estado Islâmico.

Foto de Abdelhamid Abaaoud, publicada na revista online Dabig, órgão de propaganda no Daesh, o autoproclamado Estado Islâmico.

© Handout . / Reuters

A advertência consta de uma nota distribuída aos meios de comunicação social, em que a polícia tailandesa detalha que os serviços de informação de Moscovo informaram as autoridades locais para a presumível chegada de "jihadistas".

O movimento extremista Daesh reivindicou ter colocado uma bomba no avião russo que se despenhou em outubro, com 224 pessoas a bordo, no Sinai, depois de Moscovo ter iniciado ataques aéreos na Síria no mês anterior.

Apesar da advertência, a polícia tailandesa lançou um apelo à calma, dado que hoje se celebra o 88.º aniversário do rei Bhumibol que, com 70 anos no trono é o chefe de Estado há mais tempo no cargo.

Desfiles militares, festas populares e vigílias noturnas foram convocados em todo o país para comemorar a efeméride.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.